Exercício em Pessoas com Perturbações Cognitivas e de Desenvolvimento

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046294
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 Integração de aulas teóricas e teórico-práticas orientadas para a participação ativa do estudante. Nas teóricas previligiam-se atividades de pesquisa orientada e leitura de artigos científicos (estudo autónomo guiado). Nas aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa e de resolução prática de problemas, a pares, em grupos de discussão e na apresentação oral de ideias. A avaliação realiza-se através de um trabalho de síntese e de um trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende promover o conhecimento científico e teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com perturbações cognitivas e de desenvolvimento. O estudante deve ser capaz de planear e implementar programas lúdicos e desportivos adequados às necessidades específicas destas populações, em diferentes âmbitos de intervenção sejam eles de cariz preventivo, terapêutico ou de acompanhamento do rendimento desportivo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI)

1.1.Definição, perfil, etiologia, classificação

1.2. Estratégias pedagógicas e critérios de adaptação de atividades lúdicas e desportivas

1.3. Desporto na PDI

2. Perturbações do desenvolvimento - O caso particular das perturbações do espetro do autismo

2.1.Definição, perfil, etiologia, classificação

2.2. Estratégias pedagógicas e critérios de adaptação de atividades lúdicas e desportivas

3. Organização e Planeamento de sessões de treino e programas de atividade física para participantes com perturbações cognitivas e de desenvolvimento  

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Bouzas, S., Martínez-Lemos, R. I., & Ayán, C. (2019). Effects of exercise on the physical fitness level of adults with intellectual disability: a systematic review. Disability and rehabilitation, 41(26), 3118–3140.

Campos, M.J. (2019). CRIE… Porque todas as crianças precisam de brincar! RCFPDD,5(1), 22-28.

Kapsal, N. J., Dicke, T., Morin, A., Vasconcellos, D., Maïano, C., Lee, J., & Lonsdale, C. (2019). Effects of Physical Activity on the Physical and Psychosocial Health of Youth With Intellectual Disabilities: A Systematic Review and Meta-Analysis. Journal of physical activity & health, 16(12), 1187–1195.

Ogg‐Groenendaal, M.; Hermans, H.; Claessens, B. (2014). A systematic review on the effect of exercise interventions on challenging behavior for people with intellectual disabilities. Research in developmental disabilities, 35, 1507–1517.

NCSS & SDSC (2015). Let’s Play Together! A fun and simple guide to conduct inclusive games for all. http://unescoittralee.com/repository/articles/