Exercício em Pessoas com Deficiências Físicas
1
2024-2025
02046272
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP) que estimulam uma participação ativa do estudante na aprendizagem através da realização de tarefas de pesquisa orientada, resolução de problemas e grupos de discussão, fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. O estudo autónomo guiado é igualmente utilizado através da leitura de artigos recomendados. Uma vez que se pretende conferir competências e skills práticos aos estudantes, a avaliação envolverá a realização de um trabalho de síntese com recurso ou não a recolha de dados no terreno.
Resultados de Aprendizagem
Promover o conhecimento teórico e teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com deficiências físicas, desenvolvendo nos estudantes competências para:
- Compreender o exercício e a atividade física adaptada como importante ferramenta de intervenção terapêutica, associada à melhoria da aptidão física e determinante para a saúde e bem-estar dos indivíduos com deficiências físicas;
- Dominar as linhas orientadoras que presidem ao desenvolvimento, à prescrição, à implementação e à avaliação de programas de exercício físico direcionados para a melhoria da saúde e do bem-estar em indivíduos com deficiências físicas;
- Conhecer as metodologias do treino e da prescrição do exercício físico, em grupos de indivíduos com deficiências físicas, visando a melhoria da saúde e do seu bem-estar;
- Conhecer as técnicas associadas à monitorização do treino e do exercício físico em grupos com deficiências físicas, e utiliza-las na adequação individual dos programas de exercício.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Importância da prática regular de atividade física e de exercício em grupos com deficiências Físicas (GDF);
[2] Revisão do perfíl psicomotor das diferentes categorias dentro da deficiência física; [3] Lesões vertebro-medulares e similares: Lesão vertebro-medular, Espinha Bífida, Poliomielite e Amputações; [4] Les Autres - Doenças do sistema nervoso: Esclerose múltipla, acidentes vasculares cerebrais, distrofia muscular benigna [Becker], distrofia muscular grave [Duchenne]; Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo: Doença de Reiter, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, cifose e lordose, escoliose, espondilólise, espondilolistese, fibromialgia; [5] Paralisia Cerebral: Etiologia, incidência e tipos de PC, [6] Metodologias de prescrição do exercício e do treino em GDF; [7] Ferramentas de monitorização e controlo do treino mais utilizadas em grupos GDM; [8] Resolução de problemas em contextos de prática simulada.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Kohe, G.Z. & Peters, D.M. (2016). High Performance Disability Sport Coaching. London: Routledge.
Lexell, J. (2018). The Athlete with Spinal Cord Injury. ASPETAR Sport Medicine Journal, 7: 126-131, Available at: https://www.aspetar.com/journal/upload/PDF/201912103545.pdf
Moore, G.E., Durstine, J.L., & Painter, P.L. (2016). ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4th edition). Human Kinetics.
Pauls, J. (2019). Lessons Learned. FriesenPress.
Taylor, J.A. (2016). The Physiology of Exercise in Spinal Cord Injury. New York: Springer.