Exercício em Meio Aquático
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2022-2023
02046261
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nas aulas T e TP, os estudantes serão estimulado a participar em actividade de resolução de problemas (20%) que permitrão aos docentes de avaliar os conhecimentos adquiridos e efeituar eventuais ajustos. A promoção de treinos seguros, agradaveis (ludico) e adaptados sera amplamente ilustrada nas aulas TP. Em base dos conteudos abordados nas aulas T e TP, o estudante devera elaborar um programa de atividades aquáticas (terapêuticas, lúdicas ou de adaptação) com seis sessões de trabalho direcionado para um dos grupos abordados. Esta tarefa de estudo autonomo sera avaliada em 80%.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular foca a importância das atividades aquáticas para a manutenção da saúde e do bem-estar em grupos especiais. O estudante deverá reconhecer o papel das atividades aquáticas na manutenção da saúde e do bem-estar, e na prevenção da doença; deverá igualmente saber mobilizar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos para implementar, avaliar e prescrever atividades aquáticas que visem a melhoria da condição física do indivíduo com necessidades especiais, numa perspetiva de melhoria da saúde, do bem-estar físico e psíquico, e da promoção de hábitos regulares de prática de exercício físico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Fatores ligados a implementação de exercicio no meio aquaticos com grupos especiais. Caracterização do meio aquático, Leis físicas e propriedades da água, Alterações fisiológicas e psicológicas associadas ao exercício no meio aquático, Condições de segurança, Principais diretrizes ao nível da intervenção com grupos especiais (benefícios, riscos, adaptações, exemplos praticos e planificação): Crianças, Pré e pós-parto, Obesos, Limitações físicas, Limitações sensoriais, Limitações intelectuais e de desenvolvimento, Seniores
Docente(s) responsável(eis)
Alain Guy Marie Massart
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Bibliografia
•Aquatic Fitness Professional Manual (2000). Nokomis: Aquatic Exercise Association.
•Brooks, D (1998). Program Design for Personal Trainers. Bridging theory into application. Champaign: Human Kinetics.
•Gorgati, M e Costa, R. (Ed) (2005). Atividade Física Adaptada, Qualidade de vida para pessoas com Necessidades Especiais. Editora Manole, Ed.
•Lepore M, Gayle W, Stevens S. (2007). Adapted Aquatics Programming-2nd Edition. A Professional Guide. Champaign: Human Kinetics.
•Sanders (Ed) (2000). YMCA water fitness for health. Champaign: Human Kinetics
•Winnick, J. (2005). Adapted Physical Education and Sport – 4th ed. Champaign: Human Kinetics