Exercício em Pessoas com Deficiências Sensoriais
1
2024-2025
02046250
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Integração de aulas teóricas e teórico-práticas orientadas para a participação ativa do estudante. Nas teóricas previligiam-se atividades de pesquisa orientada e leitura de artigos científicos (estudo autónomo guiado). Nas aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa e de resolução prática de problemas, a pares, em grupos de discussão e na apresentação oral de ideias. A avaliação realiza-se com um trabalho de síntese produzido pelo estudante.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular pretende promover o conhecimento científico teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com deficiências sensoriais, como a deficiência visual e auditiva. O estudante deverá reconhecer e saber explicar como a prática regular de exercício físico/ desporto podem contribuir para uma melhoria do bem-estar físico e psicológico de grupos com deficiências sensoriais e ser capaz de avaliar, planear e implementar programas lúdicos e desportivos adequados às necessidades específicas desta população.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As deficiências sensoriais - visual e auditiva.
2. A estimulação motora da criança cega ou de visão residual em idades baixas;
3. O percurso escolar dos alunos com deficiência sensorial;
4. O processo de inclusão do aluno com deficiência sensorial na aula de Educação Física;
5. A iniciação desportiva em pessoas com deficiência visual;
6. Os desportos individuais e os desportos coletivos em pessoas com deficiência visual;
7. A atividade física e o exercício em pessoas com deficiência auditiva;
8. Ócio e tempo livre.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Bernal Ruiz, J. A. (2002) El profesor de Educación Física y el alumno Sordo. Sevilla: Editorial Deportiva Wanceulen.
Haegele, J.A., & Lieberman, L.J. (2019). Movement and visual impairment: Research and practice. In J. Ravenscroft (Ed.). The Routledge Handbook of visual impairment. New York, NY: Routledge.
Handicap International (2013). Sport and Play for All: A Manual on Including Children and Youth with Disabilities. https://www.sportanddev.org/sites/default/files/downloads/sport_and_play_for_all.pdf
Lieberman, L. J., Lepore, M., Lepore-Stevens, M., & Ball, L. (2019). Physical education for children with visual impairment or blindness. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 90(1),
Stribing, A., Lieberman, L., Peterson, S., Haibach-Beach, P., & Brian, A. (2019). Teaching strategies to improve object control skill development for children with visual impairments in physical education. Palaestra, 33(1), 36-41.