Deficiência e Políticas de Inclusão

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02046239
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, integrando actividades de pesquisa e descoberta orientada. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa e resolução de problemas, a pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler artigos e capítulos de livro. A avaliação das aprendizagens envolve um trabalho de síntese e um trabalho de projeto.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular aborda as políticas de inclusão e as estratégias mais utilizadas no contexto do processo ensino-aprendizagem em crianças e jovens com NE, enquadrando as percepções face à inclusão no contexto escolar, desportivo e social. Pretende-se que o estudante desenvolva competências de intervenção ajustadas às NE, de forma a:

- Conhecer e analisar criticamente as políticas e instituições do sistema educativo e desportivo e nas organizações cuja ação se desenvolve no âmbito da atividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

- Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.

- Dominar um conjunto de estratégias ao nível da implementação de programas de sensibilização face à inclusão de pessoas com necessidades especiais.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. Definição de deficiência: do Modelo Médico ao Modelo Biopsicossocial.

2. Educação para todos e a perspetiva de uma sociedade inclusiva. 

3. Principais correntes pedagógicas e sua aplicação no contexto das NE.

4. Estilos e modelos de ensino.

5. Perfil do profissional que intervém âmbito das NE.

6. Estratégias de ensino mais utilizadas em alunos com NE.

7. Atitudes e perceções da comunidade face à inclusão de pessoas com deficiência em contextos educativos de atividade física e desporto.

8. Impacto de um programa de sensibilização nas atitudes e comportamentos.  

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

 Barton, L. (2018). Disability & Society: Emerging issues and insights. London: Longman Soc. Series.

Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 179-211.

Block, M. & Obrusnikova, I. (2007). Inclusion in Physical Education: A review of the literature from 1995-2005. APAQ, 24 (2), 103-124.

Burton, D. (2007). Psycho-pedagogy and personalised learning. Journal of Education for Teaching, 33 (1): 5-17.

Campos, M. J., Ferreira, J. P., & Block, M. E. (2015) Exploring teachers’ voices about inclusion in physical education: a qualitative analysis with young elementary and middle school teachers. Innovative Teaching, 4, 5.

Hutzler, Y. (2003). Attitudes toward the participation of individuals with disabilities in physical activity: A review. Quest, 55, 347-373.

Nobre, P. (2017). Estilos de ensino. In R. A. Martins, G. Dias & P. C. Mendes (Eds.), Ténis: Estratégia, Perceção e Ação (pp. 145-155).
Coimbra: Imprensa da UC.