Estágio [FE]

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046228
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
54.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 Sessões de ensino de natureza colectiva, estudo autónomo e tarefas teórico-práticas na abordagem dos conteúdos de preparação do estágio. Estágio de implementação de programas de exercício físico e saúde com frequência semanal, supervisionada e avaliada. Estudo orientado e trabalho de sintese (relatório) avaliados.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende promover a organização, implementação e monitorização de programas de exercício físico e saúde, através de oportunidades de prática in loco, visando a melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico dos participantes, e a promoção de hábitos regulares de prática de exercício físico. Em prática supervisionada o estudante devera aplicar os conhecimentos e as competências adquiridos ao longo da sua formação académica, desenvolver a sua capacidade de análise e de resolução de problemas em contexto real de trabalho, e adquirir competências de planeamento e de intervenção em exercício e saúde.

Estágio(s)

Sim

Programa

Análise das condições de trabalho e dos critérios de adaptação a organização da instituição de estágio. Avaliação inicial, metodologia e planeamento de programas de exercício físico e saúde adaptados ao contexto de trabalho, avaliação contínua e reajustamento do programa às necessidades dos participantes. Orientações didácticas, organização de eventos e dinamização da prática. Estudos de terreno e relatórios.

Docente(s) responsável(eis)

Alain Guy Marie Massart

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 15.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 55.0%

Bibliografia

ACSM (2022). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th Ed., Lippincott, W&W. 

Armour K.M. (2013). Sport pedagogy : an introduction for teaching and coaching. Routledge.                                                                                                                                                          Bouchard C., Blair N.S., Haskell W. (2012). Physical Activity and Health-2nd Ed. Champaign: Human Kinetics.                                                                                                                                                                       Heath, G. W., Parra, D. C., Sarmiento, O. L., Andersen, L. B., Owen, N., … , Brownson, R. C. (2012). Evidence-based intervention in physical activity: lessons from around the world. Lancet (London, England),380(9838), 272–281.