Dissertação [FE]

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046206
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
54.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter o projeto de dissertação aprovado pelo Conselho Científico da FCDEFUC.

Métodos de Ensino

Método de ensino baseado numa aprendizagem interativa consubstanciada numa orientação tutorial assegurada pelo orientador da dissertação, a qual inclui as seguintes metodologias:

[1]Leitura de artigos

[2]Aprendizagem ativa a partir de recursos bibliográficos

[3]Frequência de seminários e congressos

[4]Desenvolvimento de competências de escrita em linguagem científica

A avaliação é efetuada com base na elaboração de uma dissertação que descreva os resultados inéditos alcançados pelo estudante.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular orienta-se para a realização de uma dissertação que constitua uma verdadeira contribuição para atingir resultados inéditos, fruto da pesquisa pessoal do estudante. O estudante deve organizar, tratar e interpretar dados através de metodologias e instrumentos adequados e bem definidos. O trabalho deve chegar a resultados que permitam sustentar novos conhecimentos ou pistas metodológicas inovadoras, de acordo com um projeto previamente definido pelo estudante segundo as diretrizes do seu orientador científico e devidamente aprovado pelo Conselho Científico da Faculdade.   

Estágio(s)

Não

Programa

Realização de um trabalho de investigação no âmbito do exercício físico e saúde.

Docente(s) responsável(eis)

Raul Agostinho Simões Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dissertação: 100.0%

Bibliografia

American College of Sports Medicine (2022). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 11th Ed., Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

 

Hall, J.E. (2016). Guyton and Hall: Textbook of Medical Physiology, 13th Ed., Philadelphia: Elsevier.

 

Powers, S.K. & Howley, E.T. (2018). Exercise Physiology: Theory and Application to Fitness and Performance, 10th Ed., New York: McGraw-Hill Education.

 

A definir de acordo com o objeto de estudo de cada uma das dissertações.