Biomecânica Aplicada ao Exercício

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046171
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Biomecânica 

Métodos de Ensino

Sessões de ensino de natureza colectiva seguidas de estudo autónomo pelo estudante. A componente mais teórico assentará na transmissão de conhecimentos relativos a conceitos da Biomecânica; inter-relação dos conceitos teóricos a situações específicas do movimento e exercício físico, a qual será avaliada por avaliação escrita (50%). A componente prática dos conhecimentos aprendidos será desenvolvida em situação de laboratório ou terreno e avaliada através da realização de projeto de análise de movimento e revisão bibliográfica (50%).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de análise do movimento, partindo de fundamentos mecânicos e do conhecimento anatomico-funcional. No final da unidade curricular pretende-se que o estudante seja capaz de: compreender a biomecânica como uma área de conhecimento interdisciplinar e conhecer diferentes metodologias de análise de movimento (cinemáticos e cinéticos), bem como os campos de intervenção da biomecânica no âmbito do exercício e saúde; aplicar os conhecimentos biomecânicos em situações concretas de laboratório e de terreno; dominar os conceitos biomecânicos associados aos exercícios de treino da força.

Estágio(s)

Não

Programa

A biomecânica como uma interdisciplina; a sua importânica no âmbito de intervenção do exercício e saúde. Princípios mecânicos aplicados ao movimento (Leis de Newton).

Cinemática (posição, velocidade, aceleração).

Cinética (força, impulso, trabalho, potênca e energia, centro de massa).

Áreas de avaliação em biomecânica - situações concretas de laboratório e terreno.

Análise biomecânica quantitativa vs qualitativa.

Bases biomecânicas dos exercícios de treino da força (postura, análise da técnica, VBT, máquinas de musculação vs pesos livres, estratégia de seleção dos exercícios). 

Docente(s) responsável(eis)

Beatriz Branquinho Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

 

Nigg, B.M., & Herzog W. (1999). Biomechanics of the Musculo-Skeletal System (2nd edition) Chichester: John Wiley & Sons.

NSCA. (2016). Exercise Technique Manual for Resistance Training Online Video-3rd Edit. Human Kinetics.

Uchida, T.K., & Delp, S.L. (2021). Biomechanics of Movement: the science of sports, robotic and rehabilitation. MIT Press Ltd.

Robertson, D. Gordon E (2004). Research methods in biomechanics. Human Kinetics, Champaign, IL.

Winter, D.A. (2005). Biomechanics and Motor Control of Human Movement (3rd edition) New York: John Wiley & Sons