Módulo 4 - Neurojustiça - Implicações do Conhecimento em Cérebro, Mente e Comportamento para a Ética e Desenvolvimento Moral

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046160
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A uc decorrerá maioritariamente a ensino a distância, utilizando para o efeito as plataformas específicas da UC e incluirá:
- Aula Semanal –exposição pelo docente realizadas a distância de modo síncrono. As aulas serão gravadas e disponibilizadas nas respetivas plataformas.
- Leitura Semanal - Leitura obrigatória para cada semana
- Fórum Semanal – Discussão semanal dos temas - modo assíncrono
- Leitura de Módulo - Leitura obrigatória de um livro
- Fórum do Módulo – Discussão dos temas sugeridos pela obra de leitura obrigatória em modo assíncrono
- Sessão Final Presencial –sessão final presencial que incluirá diversas tarefas de observação de processos estudados, discussão e avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o funcionamento dos mecanismos neuronais do funcionamento social e das suas implicações para o desenvolvimento ético, moral e do comportamento criminal.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O Cérebro Social
2. O Cérebro Moral
3. Cérebro e Crime
4. Cérebro e Determinismo.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Sessão Final Presencial –sessão final presencial que incluirá diversas tarefas de observação de processos estudados, discussão e avaliação: 100.0%

Bibliografia

Decety, J., & Wheatley, T. (2015). The Moral Brain: A Multidisciplinary Perspective. Cambridge, MA: MIT Press.