Nutrição e Exercício

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046135
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bons conhecimentos de fisiologia e bioquímica do exercício, capacidade de utilização de uma tabela de composição dos alimentos para o cálculo de uma dieta, capacidade de leitura de artigos em Inglês.

Métodos de Ensino

Sessões de ensino de natureza coletiva com orientação pessoal e coletiva. Para uma melhor integração da matéria, em cada temática dos conteúdos programáticos os estudantes serão submetidos a leitura, apresentação e discussão de artigos científicos e a resolução prática de problemas ligados as temáticas nutricionais abordadas, permitindo uma avaliação formativa continua (avaliada em 60%). Com base dos conteúdos das aulas e das ferramentas disponibilizadas, em estudo autónomo, o estudante deverá elaborar um trabalho de síntese (avaliado em 40%). 

Resultados de Aprendizagem

Permitir ao estudante refletir e adquirir conhecimentos sobre as práticas nutricionais saudáveis e não saudáveis no quadro do exercício e saúde. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de fornecer indicações nutricionais úteis aos praticantes em contexto do exercício e saúde, para além de poder auxiliar eficazmente a acão do nutricionista.  

Estágio(s)

Não

Programa

A alimentação equilibrada e sua adaptação a prática do exercício e saúde (antes, durante e imediatamente apos o exercício físico), e a manutenção do sistema imunitário.

Visão critica sobre suplementação alimentar no quadro do exercício e saúde, metodologia de busca da informação para uma escolha útil e saudável.

Manipulação da composição corporal (ganho, perda e manutenção), boas práticas alimentares adaptadas ao tipo de exercício físico (continuo, intervalado de alta intensidade, hipertrofia) e práticas pouco saudáveis a evitar.

Casos especiais de exercícios físico com implicações nutricionais especificas (diabetes insulino dependente, veganismo, insuficiência renal, gota …), o com manipulação alimentar ligada a saúde (autofagia). 

Docente(s) responsável(eis)

Alain Guy Marie Massart

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

Belski R et al. (2019). Nutrition for Sport, Exercise and Performance. Sydney: Allen & Unwin.

Harvey R & Ferrier D (2011). Biochemistry 5th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

Jeukendrup A et al. (2010). Sport Nutrition-2nd Edition An Introduction to Energy Production and Performance. Human  Kinetics.

Shils E M, Ross AC, Shike M, Caballero B, Cousins RJ (2011). Modern Nutrition in the health and disease. 11th edition. Philadelphia: Lea & Febiger.