Atividades de Grupo I

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02046118
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Controlo da execução física dentro dos batimentos da estrutura musical. Bases em planificação do treino.

Métodos de Ensino

Sessões de ensino de natureza coletiva com orientação individual e de grupo. Para uma melhor integração da matéria, em cada temática dos conteúdos programáticos os estudantes serão submetidos a situações de resolução de problemas e interações (avaliadas em 30%), a prática refletida dos exercícios com produção de relatórios (avaliados em 40%), permitindo uma avaliação formativa continua. Em estudo autónomo, o estudante devera elaborar um trabalho de síntese de elaboração de um programa de treino metabólico rítmico em grupo, devidamente justificados com pesquisa bibliográfica (avaliado em 30%).

Resultados de Aprendizagem

Através de uma prática refletida o estudante desenvolverá competências de planeamento e lecionação de sessões de treino metabólico em grupo, com estrutura musical, em atividades de promoção da saúde e bem-estar, em contextos diversificados (treinos de grupo de atividade rítmica, em circuito, em intervalado, em tonificação, com ou sem pesos livre, ou pequeno material). No termo da unidade curricular o estudante devera ser capaz: planear aulas treino metabólico em grupos com estrutura musical; lecionar com segurança e dinamismo em contextos diversificados de aplicação; adaptar as sessões em função dos espaços e públicos.  

Estágio(s)

Não

Programa

Características do treino metabólico em grupo com estrutura musical, base biomecânica para uma execução técnica saudável nos movimentos rítmicos com o peso corporal, pesos livres e pequeno material; base de estrutura rítmica para o treino metabólico, controlo da carga e benefícios para a saúde.

Prática em circuito, em intervalado e em tonificação, didáctica e progressão de ensino específicos.

Programação de treinos em contexto (parque verde, ginásio, local de trabalho, …) e públicos diversos (jovens, adulto, idoso, doentes).

Docente(s) responsável(eis)

Alain Guy Marie Massart

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%

Bibliografia

American College of Sports Medicine. (2017). ACSM's Resources for the Personal Trainer. Wolters Cluwer.                                                                                                                                               Boyle M. (2016). New Functional Training for Sports-2nd Edition. Champaign: Human kinetics.                                                         

Lawrence D. (2011). The Complete Guide to Circuit Training (Complete Guides). London: A&C.                                                                                     

Yoke, M.M & Armbruster, C. (2019). Methods of Group Exercise Instruction-4th Edition. Human Kinetics.

Young, R. (2019). Functional Training: Build, Connect, Perform.  Crowood Press.