Análise e Tratamento de Dados II

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046081
Área Científica
Metodologia da Investigação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

- Conhecimento de noções básicas de Metodologia de Investigação.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas (TP) estimulam uma participação ativa do estudante na aprendizagem através da realização de tarefas de pesquisa orientada, de resolução de problemas e de interpretação de resultados, com base na interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. O estudo autónomo é igualmente utilizado através da leitura de artigos recomendados. Uma vez que se pretende conferir competências e skills teóricos e práticos aos estudantes, a avaliação envolverá a realização de um trabalho de síntese.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa desenvolver uma visão integradora das diferentes metodologias de análise de dados disponíveis no contexto das ciências sociais e humanas, associadas às temáticas do exercício, da saúde e do bem-estar. Ao terminar, o estudante deverá:

- Compreender a importancia da análise qualitativa de dados e das metodologias mistas para a compreensão mais profunda e detalhada das ideias, das percepções e das opiniões dos participantes;

- Conhecer, planear e implementar diferentes técnicas de entrevista de pesquisa qualitativa;

- Desenvolver e utilizar competências associadas à análise de conteúdos;

- Conhecer e aplicar diferentes formas de reportar os resultados da pesquisa qualitativa, no contexto do exercício e da saúde, de acordo com cada uma das diferentes tradicões.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Análise e tratamento de dados qualitativos: Pontos fortes e diferenças [2] Tradições: Etnografia, fenomenologia, histórias de vida e narrativas [3] Definição do campo de pesquisa, acesso à informação [4] Recolha de dados: Entrevistas, relatos, jornais, observação, artefactos físicos [5] Diferentes tipos de entrevistas, a importância dos grupos focais [6] Análise de dados: Conteúdo, estrutura e forma, práticas analíticas criativas [7] Reportar resultados: contos realísticos e confessionais, auto etnografia, representações poéticas, etnodrama, ficção etnográfica e criativa [8] Dimensões éticas: Consentimento, gestão de relacionamentos, justiça, respeito, confiança [9] Critérios de julgamento: Validade, fidedignidade e “generalização”.

Docente(s) responsável(eis)

Kitrina Joanne Douglas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

- Bryman, A. & Cramer, D. (1993). Análise de dados em Ciências Sociais: Introdução às técnicas utilizando o SPSS. Oeiras: Celta Editora.

- Creswell, D., & Creswell, J.W. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: Sage.

- Creswell , J.W., & Poth, C.N. (2017). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. Thousand Oaks: Sage.