Metodologia da Investigação Científica
1
2022-2023
02046047
Metodologia da Investigação
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua inglesa.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino têm uma componente teórica de introdução dos conceitos basilares acompanhada por uma componente teórico prática de ensino baseado na resolução de problemas (PBL). São usadas algumas plataformas digitais para maior integração teórico-prática dos conhecimentos a adquirir. A avaliação das aprendizagens inclui a elaboração de uma revisãso da literatura (60%) e de resolução de problemas (40%).
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer os conhecimentos técnicos para a elaboração de trabalhos científicos. Os estudantes devem ser capazes de produzir revisões sistemáticas da literatura, elaborar projectos de investigação, escrever um artigo científico e saber como obter os dados científicos de forma correcta, (minimizando o erro), bem como saber interpretar os dados obtidos pela investigação de modo a escrever uma dissertação/relatório.
Estágio(s)
NãoPrograma
A investigação científica: objectivos, características, tipos e divisões. O processo de investigação; perguntas e objectivos, originalidade e ética. A revisão da literatura: como lidar com o tema e com as fontes. Elaboração da revisão da literatura (revisão sistemática). Os vários tipos de artigos científicos. Como elaborar o desenho experimental e como escrever um projecto de investigação. A recolha de dados. As boas práticas de laboratório e como podem influenciar a fiabilidade dos dados obtidos.
Como escrever um artigo científico e uma tese. Método e normas bibliográficas.
Como elaborar uma apresentação oral. Regras de elaboração de tabelas, gráficos e diapositivos.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
[1] Renck Jalongo, M; Saracho, ON. Writing for Publication. Transitions and Tools that Support Scholars’ Success. Springer International Publishing Switzerland (2016). ISBN978-3-319-31648-2; DOI 10.1007/978-3-319-31650-5
[2] Gratton C., Jones I. Research methods for sport sciences. (2004). Routledge, USA
[3] Salkind N.j. Métodos de Investigatión. (1999). Prentice Hall, 3a Ed. México
[4] Gustavii B. How to write and illustrate a scientific paper. (2002). Cambridge University Press.
[5] Barrass R. Scientists must write. (2003). Routledge, USA.
[6] Thomas J., Nelson J. Research Methods in Physical Activity. Human Kinetics; 7 edition (2015)
[7]Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (2021). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.2. Cochrane, (2021). Available from www.training.cochrane.org/handbook.