Fisiopatologia e Exercício no Doente

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046025
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Metabolismo e Prescrição Geral do Exercício e Adaptações musculares ao exercício assim como o domínio da língua inglesa. 

Métodos de Ensino

Ensino baseado na resolução de problemas (PBL) após contexto teórico. Poderão ser usadas plataformas digitais e videos para melhorar a qualidade de ensino e permitir uma melhor interacção com os estudantes. A avaliação das aprendizagens engloba a resolução de problemas (60%), o trabalho de investigação (30%) eo trabalho de síntese (10%).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular fornece um conjunto de conhecimentos que permitem a prescrição do exercício para um conjunto de diferentes doenças crónicas. Ao concluir a unidade, o estudante deverá demonstrar: conhecer algumas das patologias para as quais esteja prescrito o exercício físico; ser capaz de identificar os fármacos prescritos e seus efeitos em conjugação com o exercício, bem como os estadios patológicos em que o exercício é absolutamente proscrito; identificar o risco da patologia crónica e compreender a prescrição dos exercícios correctos para melhorar a condição dos doentes, o seu bem estar e qualidade de vida.

Os objectivos e respectivos conteúdos programáticos desta uc, orientam-se para a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos das doenças crónicas e para a prescrição de exercício físico nesses diferentes quadros de doenças, bem como das interacções medicamentosas.

Estágio(s)

Não

Programa

Fisiopatologia, prescrição do exercício e estratificação do risco para cada uma das patologias a abordar.

De entre as patologias mais prevalentes serão abordadas as seguintes:

Doença cardiovascular com especial atenção para a Hipertensão arterial, patologia cardíaca e patologias vasculares (características particulares e fármacos concumitantes).

Doenças neuromusculares: miopatias, artrose, osteoporose, fibromialgia e doenças neurológicas.

Diabetes tipo 1 e tipo 2. Cancro.

Obesidade e distúrbios alimentares. Menopausa.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

[1] American College of Sports Medicine (2022). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. (Tenth edition); LWW 

[2] American College of Sports Medicine (2017). ACSM's Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription (ASCMS Resource Manual for Guidlies for Exercise Testing and Prescription).(7th Ed). LWW

Artigos científicos de acordo com os tópicos abordados; Scientific articles in agreament with syllabus.