Psicologia do Exercício e Saúde
1
2024-2025
02046019
Ciências da Atividade Física
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP) estimulam uma participação ativa do estudante na aprendizagem através da realização de tarefas de pesquisa baseadas na aprendizagem guiada e na resolução de problemas, da apresentação oral de ideias em grupos de discussão, fomentando a interação entre os intervenientes no processo ensino - aprendizagem. O estudo autónomo guiado é igualmente utilizado através da leitura de artigos recomendados. Uma vez que se pretende conferir competências e skills práticos aos estudantes, a avaliação envolverá trabalho de investigação com recolha de dados no terreno.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral é dotar os/as estudantes com formação diversificada na área Psicologia do Exercício e da Saúde, face à sua importância crescente em contextos de saúde mental. Pretende-se que os/as estudantes adquiram e consolidem conhecimentos sobre a importância da atividade física e do exercício físico na modificabilidade comportamental associado a um estilo de vida saudável. No final da u.c. os/as estudantes deverão:
[1] Conhecer o problema da inatividade na sociedade contemporânea;
[2] Identificar os principais fatores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;
[3] Identificar e compreende diferentes perfis de comportamento associados a estilos de vida saudáveis;
[4] Conhecer e utilizar estratégias motivacionais e de modificabilidade comportamental no sentido de aumentar os níveis de prática da atividade física e exercício físico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1] Psicologia do exercício como área de estudo [2] Saúde física, saúde mental e bem-estar psicológico na população em geral [3] Atividade física, exercício e saúde física e mental [4] Efeitos psicofisiológicos do exercício físico e principais mecanismos a nível cortical [5] Modificabilidade comportamental: Modelos teóricos [6] Promovendo a modificabilidade positiva do comportamento [7] Comportamentos negativos de saúde e adição [8] Comportamentos de doença e de doente [9] Evidência para os efeitos da prática de exercício físico em diferentes variáveis psicológicas (autoestima e autoconceito físico, motivação, estados de humor, ansiedade e depressão).
Docente(s) responsável(eis)
Hugo Miguel Borges Sarmento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
- Biddle, S.J.H., Fox, K.R., & Boutcher, S.H. (2000). Physical activity and psychological well-being. London: Routledge.
- Biddle, S.J.H., & Mutrie, N. (2001). Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions. London: Routledge
- Fox, K.R. (1997). The Physical self: From motivation to well-being. Human Kinetics.
- Lox, C.L., Martin Ginis, K.A., Gainforth, H.L., & Petruzzello, S.J. (2019) The Psychology of Exercise: Integrating Theory and Practice (5th edition), Oxon: Routledge.
- Powers, S.K., & Howley, E.T. (2018). Exercise Physiology: Theory and Application to Fitness and Performance (10th Edition). New York: MacGraw-Hill Education.