Dissertação de Mestrado em Tecnologia e Gestão do Ambiente

Ano
5
Ano lectivo
2018-2019
Código
02007741
Área Científica
Tecnologia e Gestão do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
28.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem ter concluído um nº de disciplinas que totalizem 222 ECTS.

Métodos de Ensino

No início do semestre os temas de trabalho disponíveis (aos quais se encontra associado um ou mais orientadores) são atribuídos aos alunos de acordo com critérios pré definidos. Pretende-se que o aluno desenvolva o tema proposto de forma autónoma, sendo definido entre este e o seu orientador um conjunto de reuniões periódicas para verificar o andamento do trabalho e ultrapassar dificuldades sentidas. De modo a garantir o cumprimento dos prazos de entrega os alunos devem fazer uma apresentação intermédia do seu trabalho perante elementos da comissão de acompanhamento das teses de mestrado.

Resultados de Aprendizagem

A dissertação em Tecnologia e Gestão do Ambiente tem por objetivo a realização de um trabalho individual, de natureza científica e/ou tecnológica, acerca de um tema da área de conhecimento do curso. Esse trabalho visa a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. Esta dissertação poderá consistir num trabalho de investigação realizado nos laboratórios do DEM, ou na aplicação em ambiente industrial das ferramentas da área da Engenharia do Ambiente. Neste último caso o trabalho será desenvolvido nas instalações de parceiros industriais selecionados de acordo com a sua capacidade para fornecer temas de trabalho interessantes e garantir a devida orientação ao aluno. O resultado do trabalho desenvolvido ao longo da dissertação deverá originar um documento escrito e será defendido perante um Júri composto por pelo menos três docentes da FCTUC pertencentes à(s) área(s) de especialidade do tema desenvolvido.

Estágio(s)

Não

Programa

A dissertação decorre a tempo inteiro numa instituição a selecionar (laboratório do DEM ou empresa parceira), obedecendo a um programa de trabalho individual previamente definido pelo(s) orientador(es). De uma forma genérica o trabalho a desenvolver envolverá: Definição detalhada do problema a analisar; Pesquisa bibliográfica; Desenvolvimento e/ou aplicação de modelos; Obtenção e quantificação de resultados; Elaboração do relatório de síntese; Apresentação pública final perante um júri.

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo António Lopes Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Oliveira, Luis Adriano (2011) Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha, Lidel.

Oliveira, M.C.; Silva, C.; Oliveira, L.A. (2013) Modelo para preparação do Relatório Final e do Resumo da Tese de Mestrado.

Bibliografia recomendada pelo orientador em função do tema de trabalho a desenvolver.