Materiais e Reciclagem

Ano
5
Ano lectivo
2019-2020
Código
02007730
Área Científica
Tecnologias do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Física e Química.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino têm como objetivo o conhecimento sobre tecnologias avançadas. Assim, além de aulas presenciais sobre os temas-chave que integram o plano de estudos, no qual serão ensinados os conceitos básicos e estimulada a discussão sobre a sua importância para os futuros engenheiros, é estabelecida a relação entre o produto e a tecnologia. As aulas serão sempre complementadas por visitas às indústrias.

As aulas teórico-práticas consistem num trabalho em grupo, selecionado sobre a tecnologia em análise e com o objetivo de desenvolver uma visão crítica. Postura pró-ativa é incentivada.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de conhecimento para selecionar, controlar e adaptar metodologias de reciclagem à produção de novos componentes ou mesmo de sistemas com a qualidade exigida. Embora o processamento convencional deva ser conhecido, o recurso à tecnologia de pós cerâmicos ou mesmo metálicos para o fabrico de componentes abre uma nova perspetiva para a reciclagem de diferentes resíduos. A aquisição de competências em pulverotecnologia é uma necessidade para a reciclagem. Por outro lado, os polímeros são uma das causas da presença de enormes quantidades de resíduos, saber distingui-los duma forma eficaz e conhecer as suas propriedades essenciais a ter em consideração após a sua reciclagem para poder aquilatar da sua eficácia e facilitar o encontro de um alvo de aplicação. Os materiais compósitos são aqueles que pela sua génese são mais difíceis de reciclar, pelo que o conhecimento das variedades possíveis e dos seus limites perante a reciclagem pode facilitar a adoção de soluções.

Estágio(s)

Não

Programa

Conhecimento do material para uma verdadeira engenharia ambiental. Propriedades dos materiais e desempenho em serviço de componentes/dispositivos/sistemas. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais. Materiais cristalinos e amorfos versus propriedades estruturais; defeitos estruturais versus Propriedades – lacunas, átomos intersticiais, átomos de substituição, deslocações, fronteiras de grão, falhas de empilhamento. Materiais semi cristalinos. Efeitos de memória. Tipos de materiais com interesse industrial. Ligas metálicas; tratamentos térmicos; reciclagem e limitações das propriedades. Cerâmica e vidro –tipos: tradicionais e técnicas; processamento; propriedades excepcionais dos materiais cerâmicos; tipos de vidro; processamento; cerâmica e reciclagem: processamento e propriedades; cerâmica como receptora de resíduos; vidro e reciclagem. Polímeros – tipos; propriedades; aplicações versus temperaturas de transição vítrea e de fusão. Compósitos. Nanomateriais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Freire Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%); Frequência (100%); Mini Testes (40%); Trabalho de sintese (60%): 100.0%

Bibliografia

Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais , William F. Smith, 1998, Mc. Graw-Hill de Portugal Lda, Lisboa

Materials Science and Engineering: An Introduction, 8th edition., William D. Callister Jr., David G. Rethwisch, 2010, John Wiley & Sons, New York

Teses de mestrado de Engenharia de Ambiente que abordam a temática da disciplina.