Materiais e Reciclagem

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02007730
Área Científica
Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Química e Física.

Métodos de Ensino

São ministrados nas aulas teóricas os conceitos sobre materiais, propriedades, métodos de processamento e reciclagem e estimulada a discussão sobre a sua importância para o futuro Mestre em Engenharia do Ambiente. As aulas teórico-práticas reforçam-se estes conceitos dando-se particular ênfase ao às propriedades pós-reciclagem função da aplicação final. Em todas as aulas serão incentivadas posturas pró-activas por parte dos alunos, necessárias à aquisição das competências adstritas à disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de conhecimento para selecionar, controlar e adaptar metodologias de reciclagem à produção de novos componentes ou mesmo de sistemas com a qualidade exigida, quer do ponto de vista da aplicação quer da racionalização de custos. Conhecimento sobre os diferentes tipos de materiais de modo a selecionar as metodologias de reciclagem apropriadas pelo que o conhecimento básico sobre as principais classes de materiais é condição necessária. Relação estreita com a economia circular, especificamente nos métodos de reciclagem que permitem o material após utilização ser considerado matéria prima.

Estágio(s)

Não

Programa

Conhecimento do material para uma verdadeira engenharia ambiental. Classes de materiais. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: química ligação versus propriedades (propriedades intrínsecas); Materiais cristalinos e amorfos versus propriedades estruturais (propriedades extrínsecas). Nanomateriais. Propriedades dos materiais e desempenho em serviço de componentes/dispositivos/sistemas. Métodos de processamento das diferentes classes de materiais. Métodos de reciclagem das diferentes classes de materiais.

Docente(s) responsável(eis)

Sandra Maria Fernandes Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Mini Testes: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais , William F. Smith, 1998, Mc. Graw-Hill de Portugal Lda, Lisboa

Materials Science and Engineering: An Introduction, 8th edition., William D. Callister Jr., David G. Rethwisch, 2010, John Wiley & Sons, New York

Apresentações das aulas e publicações científicas na área/ Presentations of the theoric part and scientific publications within the area