Materiais e Reciclagem

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02007730
Área Científica
Ciências da Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Química e Física.

Métodos de Ensino

São ministrados nas aulas teóricas os conceitos sobre materiais, propriedades, métodos de processamento e reciclagem e estimulada a discussão sobre a sua importância para o futuro Mestre em Engenharia do Ambiente. As aulas teórico-práticas reforçam-se estes conceitos dando-se particular ênfase ao às propriedades pós-reciclagem função da aplicação final. Em todas as aulas serão incentivadas posturas pró-activas por parte dos alunos, necessárias à aquisição das competências adstritas à disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de conhecimento para selecionar, controlar e adaptar metodologias de reciclagem à produção de novos componentes ou mesmo de sistemas com a qualidade exigida, quer do ponto de vista da aplicação quer da racionalização de custos. Conhecimento sobre os diferentes tipos de materiais de modo a selecionar as metodologias de reciclagem apropriadas pelo que o conhecimento básico sobre as principais classes de materiais é condição necessária. Relação estreita com a economia circular, especificamente nos métodos de reciclagem que permitem o material após utilização ser considerado matéria prima.

Estágio(s)

Não

Programa

Conhecimento do material para uma verdadeira engenharia ambiental. Classes de materiais. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: química ligação versus propriedades (propriedades intrínsecas); Materiais cristalinos e amorfos versus propriedades estruturais (propriedades extrínsecas). Nanomateriais. Propriedades dos materiais e desempenho em serviço de componentes/dispositivos/sistemas. Métodos de processamento das diferentes classes de materiais. Métodos de reciclagem das diferentes classes de materiais.

Docente(s) responsável(eis)

Sandra Maria Fernandes Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Mini Testes: 40.0%
Frequência: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais , William F. Smith, 1998, Mc. Graw-Hill de Portugal Lda, Lisboa

Materials Science and Engineering: An Introduction, 8th edition., William D. Callister Jr., David G. Rethwisch, 2010, John Wiley & Sons, New York

Apresentações das aulas e publicações científicas na área/ Presentations of the theoric part and scientific publications within the area