Psicoterapias Dinâmicas
1
2023-2024
02045932
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: metodologias expositivas
Aulas práticas: estudos de casos clínicos observados no contexto de seguimentos psicoterapêuticos e de avaliações clínicas; exercícios de dramatização; observação e análise de vídeos didáticos sobre psicoterapias dinâmicas.
Resultados de Aprendizagem
No âmbito dos conhecimentos os estudantes devem, no final desta formação:
- Conhecer os principais Modelos da Psicopatologia Dinâmica bem como as diferentes técnicas psicoterapêuticas associadas a esses modelos.
No âmbito das competências os estudantes devem, no final desta formação:
- Realizar diagnósticos dinâmicos relacionados com o "trabalho" e a avaliação psicoterapêutica dinâmica;
- Saber aplicar os conhecimentos teóricos e as competências técnicas relativas aos diferentes modelos psicoterapêuticos dinâmicos, incluindo as psicoterapias dirigidas ao insight, as psicoterapias de apoio, as psicoterapias dinâmicas breves, as psicoterapias infantis e as abordagens psicodinâmicas com foco em organizações psicopatológicas específicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Psicopatologia e avaliação dinâmica
2. Psicoterapias de Apoio e dirigidas ao “Insight”
2.1. Estratégia e tática dos processos terapêuticos
2.2. Indicações para psicoterapia e avaliação do paciente
2.3. As diferentes fases de uma psicoterapia dinâmica
2.4. Processo terapêutico: o papel do paciente e do terapeuta
2.5. Aspetos técnicos
2.6. Fim do processo e avaliação da terapia
3. Psicoterapias Breves
3.1. As psicoterapias breves no contexto "analítico"
3.2. Aspetos técnicos das psicoterapias breves dinâmicas
4. Abordagens psicodinâmicas com crianças
4.1 Psicanálise e psicoterapia dinâmica infantil
4.2 O papel do desenho e do brincar na psicoterapia com crianças
4.3 As terapias centradas na díade mãe-bebé
5. Psicoterapias dinâmicas com pacientes com organizações psicopatológicas específicas (pacientes neuróticos; pacientes borderline; pacientes psicóticos).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
Boyd, H. (Editor) (2021). Psychotherapy: Perspectives, Strategies and Challenges. NOVA Science Publisher Editora
Caligor, E., Kernberg, O., Clarkin J.F. (2008). Psicoterapia Dinâmica (das patologias leves de personalidade). Artmed
Eizirik, C.; Aguiar; R.; Schestatsky, S. et al. (Eds.) (2005). Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Artmed
Felice, E. M. (2003). O lugar do brincar na psicanálise de crianças. Psicologia: Teoria e Prática, 5 (1), 71-79
Gabbard, G. O. (2004). Long-term psychodynamic psychotherapy: A basic text. American Psychiatric Publishing
Gilliéron, E. (2004). Manual de Psicoterapias Breves. Climepsi Eds.
Juffer, F.; Bakermans-Kranenburg, M; Ijzendoorn, M. (2008). Promoting Positive Parenting. Taylor & Francis Group
Levensen, H. (2006). Time-limited dynamic Psychotherapy: formulation and intervention. A.P.A. Edition
Lieberman, A.; Van Horn, P. (2008). Psychotherapy with Infants and Young Children. The Guilford Press.