Projeto Integrador

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01020580
Área Científica
Ciências da Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares do 1º e 2º ano e do 1º semestre do 3º ano.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adquirem natureza prática, envolvendo orientação do tipo tutorial, com acompanhamento e supervisão dos trabalhos de modelação computacional e ensaios laboratoriais. Os grupos de trabalho terão oportunidade de realizar trabalhos inseridos nas diferentes áreas científicas associadas ao curso. Ao longo do desenrolar da u.c., todos os grupos terão contacto com todas as áreas científicas. De modo a garantir um desenvolvimento contínuo do trabalho durante as aulas, os alunos devem efetuar entregas periódicas dos relatórios dos trabalhos. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo global promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas/assuntos abordados durante a da Licenciatura.

Em termos mais específicos:

i) Promover a utilização de conhecimentos teóricos para resolver problemas práticos, aproximando o conhecimento obtido em sala de aula da atividade profissional no âmbito das várias áreas da licenciatura.

ii) Promover a ligação entre os conteúdos estudados ao longo do curso, abordando temas que se complementam, de modo a promover a formação integral do estudante.

iii) Desenvolver competências de organização e colaboração no âmbito de trabalhos multidisciplinares.

iv) Desenvolvimento de projeto que compreenda as várias fases que ocorrem na pratica corrente.

v) Incentivar a criatividade, o espirito crítico, a autonomia, bem como o espirito de iniciativa e de inovação.

vi) Promover o trabalho em equipa entre os diversos grupos.

Estágio(s)

Não

Programa

Análise, em grupos de trabalho, de problemas específicos relacionados com as diferentes áreas do curso através das perspetivas das diferentes áreas científicas. Os problemas em análise poderão envolver a proposta de soluções alternativas, e requerer a realização de ensaios laboratoriais, apoiados com simulação computacional e emissão de um relatório escrito.

Escolhido um objeto de estudo concreto, os estudantes farão a sua análise integrando desejavelmente conhecimentos de várias áreas da engenharia. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia deverá ser definida caso a caso.

Bibliography will depend on the specific project developed.