Tecnologias de Comunicação para Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01020485
Área Científica
Tecnologias e Digitalização
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática; Bom domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais, complementadas com a resolução de exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão propostos aos alunos trabalhos sobre diferentes tópicos no contexto da disciplina, para realizar ao longo do semestre, e que deverão dar origem a um relatório e apresentação oral no final do semestre, seguida de discussão em grupo em que a participação dos alunos será devidamente considerada. Sempre que possível, serão convidados especialistas para apresentação de palestras e organizadas visitas técnicas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram conceitos relativos a tecnologias de comunicação disponíveis para as cidades sustentáveis e inteligentes (CSI), pelo que serão introduzidos tópicos relevantes neste contexto. O objetivo é proporcionar um conhecimento de tecnologias de informação e comunicação, com vista a responder adequadamente aos desafios sociais atuais em termos ambientais, tecnológicos e económicos.

Os alunos devem ficar a conhecer aplicações e serviços característicos das cidades inteligentes, suportados pelas redes de comunicação (ex. Internet), assim como as infraestruturas de comunicação disponíveis. Os alunos deverão também adquirir conhecimentos sobre as tecnologias de acesso e os protocolos de comunicação mais relevantes. Finalmente os alunos deverão adquirir conceitos base de segurança em redes de comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Elementos básicos de um sistema de comunicação

2. Aplicações e serviços para as cidades sustentáveis e inteligentes

3. Redes de comunicação nas cidades sustentáveis e inteligentes

4. Tecnologias de acesso nas comunicações em cidades sustentáveis e inteligentes

5. Protocolos de comunicação nas cidades sustentáveis e inteligentes

6. Segurança nas comunicações em cidades sustentáveis e inteligentes. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 30.0%
Frequência: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

- Shree Krishna Sharma, Dushantha Nalin K. Jayakody, Symeon Chatzinotas, Alagan Anpalagan (Eds.). Communication Technologies for Networked Smart Cities. IET, 2021.

- Hussein T. Mouftah, Melike Erol-Kantarci, Mubashir Husain Rehmani (Eds.). Transportation and Power Grid in Smart Cities: Communication Networks and Services. Wiley, Dec. 2018.

- Hongjian Sun, Chao Wang, Bashar I. Ahmad (Eds.). From Internet of Things to Smart Cities - Enabling Technologies. Chapman and Hall/CRC, 2018.