Sistemas Urbanos de Saneamento Básico

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01020479
Área Científica
Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática geral; Métodos Numéricos; Ambiente, sustentabilidade e análise de ciclo de vida; Infraestruturas e sistemas urbanos.

Métodos de Ensino

Na lecionação da unidade curricular, prevê-se a apresentação de conceitos teóricos e conhecimentos relacionados com o definido no programa da unidade curricular, estudo de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de entrar em contacto com exemplos práticos de aplicação dos conceitos transmitidos. A avaliação inclui a componente teórica e a componente teórico-prática, realizando-se através de um exame teórico-prático (20 valores).

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre os sistemas de saneamento básico, nomeadamente sistemas de abastecimento de água, drenagem de aguas residuais, drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos urbanos. O aluno deverá compreender quais as suas componentes principais, de que forma se interligam e interagem. O aluno deverá obter competências que lhe permitam dialogar com técnicos (engenheiros) da área, sendo capaz de compreender o funcionamento de diferentes soluções e ter espírito crítico sobre as propostas que lhe são apresentadas. 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao Saneamento Básico

Noções de hidráulica: propriedades dos líquidos, unidades e grandezas, conceitos fundamentais da hidrodinâmica, escoamentos sob pressão e escoamentos com superfície livre

Noções de hidrologia urbana: bacia hidrográfica,período de retorno, precipitação, curvas IDF, transformação de precipitação-escoamento.

Sistemas de Abastecimento de Água: tipos, funções e componentes

Sistemas de drenagem de água residuais: tipos, funções e componentes

Sistemas de Drenagem de águas pluviais: tipos, funções e componentes

Gestão de resíduos Urbanos: recolha, triagem, valorização orgânica, valorização energética, deposição em aterro.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Wynn, P., Hydraulics for Civil Engineers, ‎ ICE Publishing, 1st edition, 2014, ISBN-10: 9780727758453

Sá Marques, A., Sousa, J., Hidráulica urbana: sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais 4ª Ed, 2018,  Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, ISBN 978-989-26-1609-4

Piedade, M., Aguiar, P., Opções de gestão de resíduos urbanos, guia técnico 15, 2010, ERSAR, ISBN: 978-989-8360-01-1