Gestão Ambiental

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02007481
Área Científica
Gestão Ambiental
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (T):
Nas aulas teóricas são introduzidos os conceitos, temas e apresentadas as metodologias de Gestão Ambiental. Será promovida a análise crítica por parte dos alunos. Algumas aulas incluirão seminários proferidos por oradores convidados especialistas em temas atuais de GA.

Aulas teórico-Práticas (TP):
Nas aulas teórico-práticas (TP) são realizados exercícios, mini-trabalhos e discutidos casos de estudos e aplicações, com base em relatórios e artigos científicos. Realiza-se uma visita de estudo.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina da Gestão Ambiental tem como principal objetivo introduzir conceitos e metodologias para a implementação de uma perspetiva integrada e multidisciplinar na gestão e resolução de problemas ambientais, considerando uma perspetiva de ciclo de vida. Os alunos devem desenvolver espírito crítico na análise de problemas, tipicamente complexos e multidisciplinares, em que existem potenciais conflitos de perspetivas ou interesses num contexto de incerteza. A disciplina encontra-se estruturada num total de cinco capítulos, sendo dado particular ênfase não só aos aspetos teóricos das metodologias e ferramentas, mas também à aplicação e implementação prática de estratégias que permitam avaliar e reduzir os impactes ambientais associados a produtos, processos e empresas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A Gestão Ambiental (GA): introdução e perspetiva histórica. Ecologia Industrial. A relevância do conceito de ciclo de vida (CV).

2. Energia, Ambiente e Sustentabilidade. Gases com Efeito de Estufa (GEE). A análise energética/ambiental de sistemas. Eficiência Energética. Tipos de Energia. Energia em Portugal. Análise Energética de CV.

3. Sistemas de Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental. Regulamento EMAS e norma ISO 14001. Prevenção e Controlo Integrado da Poluição. Avaliação do Desempenho Ambiental (ISO 14031). Agenda 21 Local.

4. Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Metodologia: objetivo e âmbito; unidade funcional; inventário e Avaliação de Impactes. Aplicações (eg sistemas de energia, cálculo de GEE).

5. Instrumentos de comunicação do desempenho ambiental. Normas (PAS 2050, WRI/WBCSD, ISO 14067). Rotulagem ambiental. Declarações Ambientais de Produto e Regras de categoria de produto. Relatórios de Sustentabilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Fausto Miguel Cereja Seixas Freire

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 5.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

• Nath, B., Hens, L., and Compton, P.E. (1998) Environmental Management in Practice, Volume 1. Routledge.

• Ferrão, P. (1998) Introdução à Gestão Ambiental. A avaliação do ciclo de vida de produtos. IST Press.

• J. Guinée et al.(2001), Life cycle assessment: an operational guide to the ISO standards, Centre of Env. Science, Univ. of Leiden, Kluwer

• Wrisberg, N., Udo de Haes, H., Triebswetter, U., Eder, P., and Clift, R. (2002) Analytical Tools for Environmental Design and Management in a Systems Perspective. The Combined Use of Analytical Tools . Kluwer Academic Publishers, Dordrecht.

• Disposições normativas diversas no domínio da Gestão Ambiental

• Artigos científicos