Dissertação de Mestrado

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02007470
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Para poder frequentar esta unidade curricular o aluno tem de ter realizado todas as disciplinas que integram o primeiro ciclo de onde é originário. Recomenda-se que o aluno tenha realizado pelo menos 75% das unidades curriculares do 1º ano do 2º ciclo de modo a garantir os conhecimentos necessários à realização do trabalho de investigação proposto.

Métodos de Ensino

No início do semestre os temas de trabalho disponíveis (aos quais se encontra associado um/dois orientadores) são atribuídos aos alunos de acordo com critérios pré definidos. Pretende-se que o aluno desenvolva o tema proposto de forma autónoma, sendo definido entre este e o seu orientador um conjunto de reuniões periódicas para verificar o andamento do trabalho e ultrapassar dificuldades que surjam. De modo a garantir o cumprimento dos prazos de entrega os alunos devem fazer uma apresentação intermédia do seu trabalho perante elementos da comissão de acompanhamento das dissertação de mestrado.

Resultados de Aprendizagem

A dissertação em Engenharia Mecânica tem por objetivo a realização de um trabalho individual, de natureza científica e/ou tecnológica, acerca de um tema da área de conhecimento do curso. Esse trabalho visa a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. Esta dissertação poderá consistir num trabalho de investigação realizado nos laboratórios do DEM, ou na aplicação em ambiente industrial das ferramentas adquiridas no 1º ciclo e nas unidades curriculares entretanto adquiridas durante a frequência do 2º ciclo. O resultado do trabalho desenvolvido ao longo da dissertação deverá originar um documento escrito, o qual tem de ser defendido perante um Júri composto por pelo menos três elementos, em que pelo menos 2 têm de ser docentes/investigadores doutorados da FCTUC pertencentes à(s) área(s) de especialidade do tema da dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

A dissertação decorre a tempo inteiro numa instituição a selecionar (laboratório do DEM ou empresa parceira), obedecendo a um programa de trabalho individual previamente definido pelo(s) orientador(es). De uma forma genérica o trabalho a desenvolver envolverá: Definição detalhada do problema a analisar; Pesquisa bibliográfica; Desenvolvimento e aplicação de metodologias de análise, experimentais ou numéricas; Obtenção e quantificação de resultados; Elaboração do relatório de síntese; Apresentação pública final perante um júri.

Docente(s) responsável(eis)

Diogo Mariano Simoes Neto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho desenvolvido ao longo da dissertação que deverá originar um documento escrito, o qual tem de ser defendido perante um Júri: 100.0%

Bibliografia

Oliveira, Luis Adriano (2012) Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha (2.ª ed.), Lidel.

Oliveira, M.C.; Silva, C.; Oliveira, L.A. (2013) Modelo para preparação do Relatório Final e do Resumo da Tese de Mestrado.

Bibliografia recomendada pelo orientador em função do tema de trabalho a desenvolver..