Química Verde e Sustentável
1
2022-2023
02045741
Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Bom nível de química geral, orgânica e inorgânica.
Métodos de Ensino
Serão ministradas aulas teóricas onde serão apresentados/discutidos os tópicos do programa da disciplina. Serão apresentados exercícios para discussão/demonstração dos tópicos apresentados. O aluno escolherá um tema relacionado com os conteúdos da disciplina para realizar um trabalho de pesquisa oral/escrito com um exemplo de aplicação do desenvolvimento de uma reação química que utilize os princípios da química verde e sustentável e possa vir a ser transponível para o ensino da química no ensino básico e secundário.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo global da unidade curricular (UC) é o desenvolvimento de competências/conhecimentos para implementar de reações químicas segundo os princípios da química verde, tendo em vista a sustentabilidade do planeta.
Objetivos específicos:
1. Reconhecer e aplicar princípios básicos de química verde.
2. Adquirir capacidades para analisar e compreender reações químicas envolvendo solventes alternativos, reações sem solvente e reações em micro-escala.
3 Saber transferir os conhecimentos adquiridos para um contexto de ensino da química, numa perspetiva de boas práticas ambientais.
4. Saber colocar situações hipotéticas/estratégias para efetuar reações químicas com menor consumo energético e solventes/reagentes não tóxicos.
5. Compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Introdução: Química e sustentabilidade
2.Princípios de química verde; Controlo do impacto ambiental de reações químicas em ambiente laboratorial e industrial; Rotas verdes de isolamento, purificação e síntese de entidades químicas.
3.Métricas de química verde para avaliar a sustentabilidade de reações químicas.
4.Reações em meios alternativos não poluentes
5- Eficiência energética e tecnologias alternativas
Reações químicas assistidas por microondas, ultrassons e mecanoquímica.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Miguéns Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Trabalho de pesquisa bibliográfica: 20.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
1. Green Chemistry Education: Recent Developments, M.K.Benvenuto, L.Kolopajlo, Berlin, De Gruyter, 2018.
2. Alternative Solvents for Green Chemistry, F.Kerton, R.Marriott, RSC Books, Cambridge, 2013.
4. F.Paixão, M.M.Pereira, L.D.Dias, M.Pineiro. Reacción Química - Síntese de la aspirina: opción por princípios de la Química Verde, in Enseñar Química: Sustâncias, Atomos y Moléculas" Grão Editora, Graó Educación, Barcelona, 2020.
5. V.G.Zuin, I.Eilks, M.Elschami, et al,, Education in Green Chemistry and in Sustainable Chemistry: Perspectives Towards Sustainability, Green Chem., 2021, 23, 1594.
6. Integrating Green and Sustainable Chemistry Principles into Education, A. Dicks, L. Bastin, Amsterdam, Elsevier, 2019.
6. Sustainable Synthesis of Pharmaceuticals (using transition metals as catalysts), M. M. Pereira, M. J. F. Calvete (Eds); RSC Green Chemistry Series, Royal Society of Chemistry Books no 54, Cambridge, 2018.