Logística

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
02007425
Área Científica
Engenharia Industrial
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendável que os alunos tenham alguns conhecimentos de “Gestão de Stocks”  e de “Ferramentas de Investigação Operacional” – adquiridos nas disciplinas de Fundamentos de Investigação Operacional.

Métodos de Ensino

Aulas para apresentação dos temas abordados na disciplina onde se recorre a slides, filmes e outros suportes multimédia para ilustrar os assuntos abordados. Aulas práticas para resolução de problemas relacionados com os assuntos que integram o programa da unidade curricular. Análise de casos de estudo e realização de trabalhos de grupo para serem discutidos em sala de aula. Realização do “Beer Game” para ilustrar as vantagens de uma função logística integrada e da redução dos prazos de entrega. O ensino é complementado com visitas de estudo ou palestras realizadas por convidados da indústria.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se dotar os alunos com conhecimentos e experiência em logística. São abordados vários aspetos relacionados com a logística: transportes, armazenagem, localização de instalações, stocks e estratégias de serviço a clientes. O curso aborda os aspetos qualitativos e quantitativos associados à gestão logística. No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: (1) Definir logística e cadeia de abastecimento; (2) Listar um conjunto de atividades logísticas e compreender a sua contribuição para a criação de valor; (3) Avaliar a importância associada à criação de uma função logística integrada; (4) Perceber a importância das decisões de localização e os fatores que influenciam essa decisão; (5) Compreender os objetivos e funções de um armazém e conhecer as principais atividades aí realizadas; (6) discutir a importância dos transportes sob diferentes perspetivas e avaliar diferentes modos de transporte.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Logística empresarial: definição; actividades de interface; serviço a clientes; externalização de serviços.

2. Tecnologias de informação: processamento de encomendas; sistemas de informação logísticos; transferência de dados; sistemas de codificação.

3. Gestão estratégica da cadeia de abastecimento: Integração da cadeia logística; estratégias de relacionamento; estratégias de organização da cadeia.

4. Decisões de localização: instalação única; múltiplas instalações; localização de lojas de retalho.

5. Gestão de armazéns: Funções dos armazéns; operações de ”picking”; sistemas de armazenagem e equipamentos de movimentação.

6. Transportes: selecção de modos de transporte; gestão de frotas; “routing”.

Docente(s) responsável(eis)

Telmo Miguel Pires Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Silva C e Magalhães J. “Slides de apoio à disciplina de logística”.

Ballou R. (1998) “Business Logistics Management”, New Jersey, Prentice Hall.