Os Lugares da História
1
2021-2022
02045713
Historia
Português
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Esta ação de formação será organizada na modalidade de curso de formação, com sessões teóricas, modo conferência, complementadas com aplicação prática.
A componente teórica organiza-se em conferências plenárias seguidas de debate;
A componente teórico-prática, organiza-se em trabalho de campo, com visitas e interações com recursos(documentos) formativos passíveis de utilização em contexto escolar.
Resultados de Aprendizagem
- Atualizar competências teóricas e conhecimento epistemológicos no domínio da História e das Ciências Sociais conexas;
- Aprofundar conteúdos didáticos/aprendizagens essenciais da História;
- Promover a atualização científica no campo da História;
- Conceber e orientar projetos na área da didática da História;
- Refletir sobre o lugar da História no ensino atual e sua relação com a sociedade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. Apresentação da ação de formação: objetivos, metodologias e avaliação; 2. Os "Lugares da História";
2.1.Epistemologia Investigação/ação;
2.2. Socialização;
2.3.Recursos Educativos;
2.4.O Ensino da História;
2.5.Novos Desafios;
2.6.Pedagogia e Didática;
3.Avaliação da ação de formação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 100.0%
Bibliografia
BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 29-42, 1990.
BRUTER, Annie. L’histoire enseignée au grand siècle. Naissance d’une pédagogie. Paris: Belin, 2003.
CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria A. Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica Antíteses. Londrina, v. 5, n. 10, p. 509-518, jul./dez. 2012.
CITRON, Suzanne. Enseigner L’Histoire Aujourd’hui. la mémoire perdue et retrouvée. Paris: Ouvriéres, 1984.
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectiva a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, 2006.