Os Lugares da História

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02045713
Área Científica
Historia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta ação de formação será organizada na modalidade de curso de formação, com sessões teóricas, modo conferência, complementadas com aplicação prática.

A componente teórica organiza-se em conferências plenárias seguidas de debate;

A componente teórico-prática, organiza-se em trabalho de campo, com visitas e interações com recursos(documentos) formativos passíveis de utilização em contexto escolar. 

Resultados de Aprendizagem

- Atualizar competências teóricas e conhecimento epistemológicos no domínio da História e das Ciências Sociais conexas;

- Aprofundar conteúdos didáticos/aprendizagens essenciais da História;

- Promover a atualização científica no campo da História;

- Conceber e orientar projetos na área da didática da História;

- Refletir sobre o lugar da História no ensino atual e sua relação com a sociedade.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução
1. Apresentação da ação de formação: objetivos, metodologias e avaliação; 2. Os "Lugares da História";
2.1.Epistemologia Investigação/ação;
2.2. Socialização;
2.3.Recursos Educativos;
2.4.O Ensino da História;
2.5.Novos Desafios;
2.6.Pedagogia e Didática;
3.Avaliação da ação de formação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 29-42, 1990.

BRUTER, Annie. L’histoire enseignée au grand siècle. Naissance d’une pédagogie. Paris: Belin, 2003.

CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria A. Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica Antíteses. Londrina, v. 5, n. 10, p. 509-518, jul./dez. 2012.

CITRON, Suzanne. Enseigner L’Histoire Aujourd’hui. la mémoire perdue et retrouvée. Paris: Ouvriéres, 1984.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectiva a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, 2006.