Aerodinâmica

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02007374
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá possuir  conhecimentos de base nas seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Programação de Computadores; Métodos Numéricos e Computacionais, Probabilidades e Estatística; e bases de Mecânica dos Fluidos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (T): exposição da matéria definida. A participação ativa de cada aluno na discussão é objeto de avaliação. No final de cada aula é realizado um mini teste.

Aulas teórico-práticas (TP): resolução de problemas previamente definidos, sendo estimulada a participação ativa de cada aluno na discussão da sua solução, a qual é objeto de avaliação.

Método de avaliação: mini-testes: (5%) + trabalho de grupo (10%) + exame final (85%).

Resultados de Aprendizagem

•  A disciplina tem por objetivo principal dotar os alunos de uma sólida e autónoma formação de base sobre o comportamento de fluidos, sobretudo quando em escoamento, tendo em vista aplicações de engenharia mecânica. É estruturada através de um total de cinco capítulos, que assentam nas bases apreendidas em Mecânica dos Fluidos (lecionada na licenciatura) para abordar vários problemas práticos de engenharia que envolvem o escoamento de fluidos. Todas estas matérias se centram sobre a análise de fenómenos de transporte (de quantidade de movimento, de energia e de massa) que ocorrem em escoamentos de fluidos nas mais diversas aplicações práticas.

Estágio(s)

Não

Programa

Escoamento de camada limite; Escoamentos externos (força de resistência e força de sustentação); Turbulência: conceitos fundamentais; Escoamento potencial a duas dimensões de um fluido incompressível; Escoamentos de fluidos compressíveis.

Docente(s) responsável(eis)

Almerindo Domingues Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Outra: 10.0%
Exame: 85.0%

Bibliografia

Oliveira, L.A., Lopes, A.G. (2016) – "Mecânica dos Fluidos" (5.ª ed.). ETEP - LIDEL.

White, F.M. (2015) – “Fluid Mechanics” (8th ed). McGraw-Hill Book Company, New York.

Çengel, Y.A., Cimbala, J.M. (2017) – “Fluid Mechanics: Fundamentals and Applications” (4th ed.). McGraw-Hill Companies, Inc.

Anderson, J. (2016) - "Fundamentals of Aerodynamics" (6th ed.). McGraw Hill Higher Education.

Munson, B.R., Young, D.F., Okiishi, T.H. (2016), Fundamentals of Fluid Mechanics (8th ed.). John Wiley & Sons.