Selecção de Materiais e Processos de Fabrico

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02007363
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Estrutura e propriedades dos materiais: noções básicas entre a ligação química, a estrutura atómica e as propriedades da Matéria.

Ciência dos Materiais: conhecimentos abrangentes acerca da natureza dos diferentes tipos de materiais, incluindo um conhecimento preciso e quantitativo das propriedades de cada material. Estes devem contemplar os materiais metálicos e não-metálicos.

Tecnologia Mecânica: conhecimentos de tecnologias de conformação plástica, maquinagem, fundição, soldadura, sinterização e modificação de superfícies.

Projeto mecânico: conhecimentos solidificados de dimensionamento em Engenharia Mecânica para as mais diversas solicitações: estáticas, dinâmicas, de fluência e de impacto.

Conhecimentos de termodinâmica e fluidos.

Métodos de Ensino

A disciplina desenvolve-se com uma primeira parte onde é apresentado o procedimento para a seleção de materiais. É utilizado um processo semelhante para a seleção dos processos de fabrico. Nesta fase as aulas são teóricas, com teórico-práticas em que são apresentados exemplos específicos sobre cada um dos passos que compreendem o procedimento referido. Os alunos resolvem alguns problemas práticos com base na solução resumida apresentada no livro de texto. Numa segunda fase é distribuído um caso prático aos alunos que é objeto de um relatório final com apresentação e defesa perante um júri.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da disciplina de Seleção de Materiais e Processos de Fabrico podem ser resumidos como a aprendizagem de uma metodologia de ação que, de uma forma sistemática, permita, por passos consecutivos, reduzir progressivamente o número imenso de materiais e processos de fabrico disponíveis no mercado, a grupos cada vez mais restritos, até desembocar numa análise final e profunda, de onde deverá surgir a escolha otimizada da melhor solução. As competências fornecidas aos alunos deverão ainda reforçar os conhecimentos já adquiridos sobre materiais e processos de fabrico, em particular no que concerne a sua aplicação no meio fabril e a sua utilização final na vida prática, e permitir que compreendam a relação íntima que existe entre o material e a tecnologia de processamento para a fabricação do produto.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução e objetivos.

2. Interação entre projeto mecânico e seleção de materiais.

3. Análise das diversas classes de materiais e gráficos de propriedades.

4. Função do componente na seleção de materiais (índice de eficiência).

5. Relação material-função e forma (fator de forma).

6. Materiais e processos de fabrico.

7. Material, requisitos do componente e processos de fabrico.

8. O preço como fator determinante de seleção de materiais.

9. Matrizes de seleção.

10. Resolução de casos-estudo.

Docente(s) responsável(eis)

Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

 

M.F. Ashby, Materials Selection in Mechanical Design, Elsevier, 2011.

N.A.Waterman e F. Sabih, Materials Selector - Vol. I II e III, Elsevier, 1991.

CES EDUPack software, Granta Design, 2014.