Abordagens Interdisciplinares para a Docência

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02045640
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
0.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam pela frequência dos formandos nas mesas redondas e nos workshops temáticos e no workshop sobre o património histórico-cultural da Universidade de Coimbra.
A avaliação dos formandos será efetuada através da elaboração escrita de um relatório individual, cujos critérios serão definidos pela Comissão Científica da Ação. Será criada uma equipa de avaliação pela Comissão Científica para avaliação dos relatórios submetidos pelos formandos para conclusão do curso. A submissão do trabalho escrito obedece aos prazos pré-estabelecidos, tendo em conta as horas atribuídas para a elaboração do mesmo, investigação necessária e esclarecimento de dúvidas com o(s) formador(es).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular/ação orienta-se para a promoção da interdisciplinaridade nos diferentes níveis de ensino e para o desenvolvimento de uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e relativamente aos conteúdos programáticos. Pretende-se que os professores/as e educadores/as desenvolvam as suas competências em diferentes áreas de aprendizagem, em ordem a:
- Reconhecer novas abordagens a desenvolver com os alunos em contexto de sala ou em ambientes externos;
- Conhecer e partilhar conhecimentos e diferentes metodologias pedagógico-didáticas, orientadas para o desenvolvimento profissional do docente
- Reconhecer a UC como recurso de proximidade para a comunidade escolar nacional
- Valorar a importância do património e história da UC, classificada como Património Mundial pela UNESCO, e o seu potencial educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

O tema “Abordagens Interdisciplinares para a Docência”apresenta-se como o mote para o debate e seleção das diferentes subtemáticas abordadas. Propõe-se assim, uma reflexão onde conhecer, observar, absorver a cultura e a ciência, e o lugar em que se vive ou visita seja fundamental para se entender o conhecimento científico, indissociável da própria História, ajudando cada pessoa a construir a sua identidade na relação com as outras e com os espaços circundantes. Experimentar e criar dinâmicas sobre questões reais da vida em relação às quais a ciência se debruça, gera oportunidades de aprendizagem que não seriam tão ricas no espaço restrito da escola. Promover a formação integral de quem aprende, como ser pensante que se questiona sobre o mundo e seus fenómenos, interpretando-os à luz da ciência e do património cultural, é um imperativo desta iniciativa da UC. Desenvolver propostas de trabalho interdisciplinar, associando-as ao quotidiano dos/as aluno/as.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação dos formandos será efetuada através da elaboração escrita de um relatório individual: 100.0%

Bibliografia

Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação. Psychologica, Número Extra-Série, 417-437.
Damião, M. H. (2007).Tradição e inovação em educação: uma breve incursão pelo plano de estudos inacianos.
Cardoso, A. P. (2014). Desafios para a formação docente: Investigação-ação e inovação pedagógica. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Formosinho, M., Boavida, J., & Damião, M. H. (2013). Educação, perspectivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in hanging contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.