Leitura, literacia, literatura e escrita na era digital: novas abordagens didáticas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02045612
Área Científica
Teoria da Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino expositivo
Avaliação: Trabalho grupo; Trabalho de Síntese.

Resultados de Aprendizagem

A UC tem como objetivo principal enriquecer e complementar a formação docente através da abordagem de tópicos e metodologias pedagógicas que, embora referenciados em documentos orientadores nacionais e internacionais, tais como Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017), Aprendizagens Essenciais (ME, 2018), Global Framework of Reference on Digital Literacy Skills (UNESCO, 2018), Recommendation of the Council on Children in the Digital Environment (OCDE, 2021) ou Foundational Teaching Skills (World Bank, 2021), são ainda pouco explorados em contexto de formação de professores. Pretende-se, assim, dotar futuros docentes e os que se encontram no exercício da profissão de novas competências, conhecimentos e ferramentas que lhes permitam não apenas cumprir as orientações curriculares, mas também ir ao encontro das necessidades dos alunos e dos desafios da escola do século XXI.

Estágio(s)

Não

Programa

Leitura, literacia, literatura e escrita na era digital: das orientações curriculares às práticas letivas
Escrita, leitura, livro: uma breve perspetiva histórica
Literatura infantil e juvenil digital: leitura, receção e criação
Criar, colaborar, ensinar. Construção de modelos de ensino pelo projeto Fragmentos em Prática e o Arquivo Digital do Livro do Desassossego
BD, leituras e literaturas
Comunidades online e conteúdo gerado pelo utilizador – novos modelos de leitura e de produção de escrita.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho grupo; Trabalho de Síntese: 100.0%

Bibliografia

AGUILAR, Ana (2017). «Leitura e escrita em sala de aula: do papel ao digital», in Atas do 12.º ENAPP: Língua e Literatura na Escola do Século XXI, Lisboa: APP.
ALENCAR, Daniele Alves; ARRUDA, Maria Izabel Moreira (2017). “Fanfiction: uma escrita criativa na web”, Perspect. ciênc. inf. vol.22 no.2, Belo Horizonte. BAITELLO, Norval. O Pensamento Sentado: Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: Editora Unisinos, (2012).
CASSANY, Daniel (2019). Laboratorio Lector: para entender la lectura. Barcelona: Anagrama.
GRAY, Jonathan; SANDVOSS, Cornel and HARRINGTON, C. Lee (eds.). (2017) Fandom Identities and Communities in a Mediated World. New York/London: New York University Press.
HELLEKSON, Karen and BUSSE, Kristina (eds.). (2014) The Fan Fiction Studies Reader. Iowa City: University of Iowa Press.
LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: 2011.

MANGEN, Anne e Van der Weel, Adriaan (2016). “The evolution of reading in the age of digitization: an integrative framework for reading research”. In Literacy, 50, 3: 116-124. PORTELA, Manuel. ‘Nenhum problema tem solução’: um arquivo digital do Livro do Desassossego. Matlit: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. Vol. 1, Nº 1 (2013).
STEIN, Daniel; THON, Jan-Noel (eds.). (2013) From Comic Strips to Graphic Novels: Contributions to the Theory and History of Graphic Narrative. Berlin/Boston: De Gruyter.
SOUSANIS, Nick (2015). Unflatenning. Cambridge/London: Harvard University Press.