Património Alimentar Português: Empreendedorismo e Marketing
1
2022-2023
02045601
Ciências Empresariais
Português
B-learning
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As sessões terão um caráter teórico-prático, apelando à participação ativa dos estudantes, fomentando a análise crítica e de pesquisa para as várias temáticas e módulos abordados.
A avaliação realizar-se-á de forma ponderada através de trabalhos individuais e/ou de grupo ( 60%) e de um trabalho escrito e apresentação final ( 40%).
Resultados de Aprendizagem
- Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a resolução sustentável de problemas baseadas em necessidades de mercado;
- Desenvolver competências de deteção e validação de oportunidades de negócio/ projetos;
- Dotar os formandos com ferramentas, concetuais, políticas e operativas, de apoio à criação e gestão de negócio(s) e/ou projeto(s).
- Preparar os formandos para a constituição e comunicação de propostas de valor e conceitos de negócio.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Empreendedorismo e perfil empreendedor
1.1 Do laboratório para o mercado ou do mercado para o laboratório?
2. Das necessidades às oportunidades
2.1 Dos problemas às necessidades
2.2 Filtrar necessidades
3. Ideação e conceito
3.1 Criatividade e Creative Problem Solving
3.2 Prototipagem e MVPs
4. Proposta de valor e Estratégia de negócio
5. Análise Financeira e Financiamento
6. Marketing e comunicação
7. Final Pitch.
Docente(s) responsável(eis)
Carmen Isabel Leal Soares
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação realizar-se-á de forma ponderada através de trabalhos individuais e/ou de grupo ( 60%) e de um trabalho escrito e apresentação final ( 40%) : 100.0%
Bibliografia
- Saraiva, P.M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: IUC
- Lendrevie, J.; Lindon, D.; Rodrigues, V., Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Publicações Dom Quixote, 2004
- Lisboa, João Veríssimo; Gomes, Carlos F.. Gestão de operações. 2ª ed. Porto: Vida Económica, 2008
- Sarkar, S., Empreendedorismo e Inovação, Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2007
- Shane, Scott, The foundations of entrepreneurship, Cheltenham: Edward Elgar, 2002
- Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João Carvalho; Serra, Fernando Ferreira, Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, Lisboa, Portugal, Edições Sílabo, 2010
- Drucker, P. (1985). Inovação e Gestão. Editorial Presença
- Bono, E. (2005). O pensamento lateral . Um manual de criatividade. Pergaminho.
- Osterwald, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. A handbook for visionaries, game changers, and chalengers. Wiley
- McCraw, T. K.(2007). Prophet of Innovation. Joseph Schumpeter and Creative Destruction. Harvard University Press