Património Alimentar Português e Turismo

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045578
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As sessões serão teórico-práticas, havendo lugar à exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá apenas de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das estudantes, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia, exercícios individuais e em grupo. Será valorizada a visita de estudo/visita técnica, para promover a observação reflexiva e crítica, bem como o contacto com organizações (entidades/empresas/associações). Serão convidados stakeholders no contexto dos workshops. A realização de trabalho aplicado/de campo permitirá a aproximação dos/as estudantes à realidade da atividade turística e a sua capacitação na valorização turística e gestão dos patrimónios alimentares. 

Resultados de Aprendizagem

Compreender o sistema turístico, as suas componentes e tendências.
Distinguir os elementos diferenciadores das regiões e das suas paisagens na construção de um cultural mapping, visando fornecer argumentos que potenciem as experiências turísticas.
Compreender o benchmarking no Turismo e nos Patrimónios Alimentares, os conceitos, os objetivos e a aplicabilidade.
Desenvolver competências técnicas de benchmarking e fornecer instrumentos operativos para o incremento da competitividade dos negócios, dos produtos, das marcas e da notoriedade dos destinos.
Desenvolver competências técnicas associadas aos eventos para lançamento, apresentação ou divulgação de novos produtos, experiências e destinos, no mercado turístico.
Compreender a importância da organização de eventos em torno dos Patrimónios Alimentares para a promoção de produtos, marcas e destinos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Sistema Turístico, território e experiências
1.1. Sistema turístico: novas tendências
1.2 Território e turismo: regiões, paisagens e comunidades
1.3 A economia da experiência: turismo gastronómico e enoturismo
2. Benchmarking em turismo
2.1 Conceitos, objetivos e aplicabilidade
2.2 Formulação e implementação da estratégia de benchmarking
2.3 Análise de casos práticos de benchmarking em turismo
3. Organização e gestão de eventos gastronómicos e vínicos
3.1 Ciclo de vida de um evento: conceitos operativos associados
3.2 Patrimónios alimentares e eventos: tipologia, intervenientes e escalas
3.3 Perspetiva estratégica no planeamento de eventos turísticos: logística, serviços e gestão de recursos humanos
3.4 Património alimentar: sazonalidade, eventos e gestão de destinos
3.5 Aplicação prática “Planeamento de um evento de turismo gastronómico ou de enoturismo”.

Docente(s) responsável(eis)

Claudete Carla Oliveira Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de revisão teórica 30%, Trabalho aplicado/campo e apresentação 40%, relatório da visita de estudo ou de conferência de stakeholder convidado/a 30%: 100.0%

Bibliografia

Beeton, S. & Morrison, A. (2019). The study of food, tourism, hospitality and events: 21st-century approaches. Springer
Bellini, N., Clergeau, C., & Etcheverria, O. (2018). Gastronomy and local development: The quality of products, places and experiences. Routledge
Bladen, C., Wilde, N., Kennell, J., & Abson, E. (2020). Events management. Routledge.
Caetano, J., Portugal, J., & Portugal, M. (2018). Gestão de eventos. Escolar Editora
Cousins, J., Foskett, D., Graham, D., & Hollier, A. (2022). Food and beverage management for the hospitality, tourism and event industries. Goodfellow.
Hall, C. M., & Williams, A. M. (2008). Tourism and innovation. Routledge.
Ismagilova, G. et al. (2015). Using historical heritage as a factor in tourism development. Procedia, Social and Behavioral Sciences, 188, 157–162.
Morrison, A. M., Lehto, X. Y., & Day, J. G. (2018). The tourism system. Kendall Hunt.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2015). Criar propostas de valor. D. Quixote.