Património Alimentar Português e Turismo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02045578
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As sessões serão teórico-práticas, havendo lugar à exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá apenas de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das estudantes, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia, exercícios individuais e em grupo. Será valorizada a visita de estudo/visita técnica, para promover a observação reflexiva e crítica, bem como o contacto com organizações (entidades/empresas/associações). Serão convidados stakeholders no contexto dos workshops. A realização de trabalho aplicado/de campo permitirá a aproximação dos/as estudantes à realidade da atividade turística e a sua capacitação na valorização turística e gestão dos patrimónios alimentares. 

Resultados de Aprendizagem

Compreender o sistema turístico, as suas componentes e tendências.
Distinguir os elementos diferenciadores das regiões e das suas paisagens na construção de um cultural mapping, visando fornecer argumentos que potenciem as experiências turísticas.
Compreender o benchmarking no Turismo e nos Patrimónios Alimentares, os conceitos, os objetivos e a aplicabilidade.
Desenvolver competências técnicas de benchmarking e fornecer instrumentos operativos para o incremento da competitividade dos negócios, dos produtos, das marcas e da notoriedade dos destinos.
Desenvolver competências técnicas associadas aos eventos para lançamento, apresentação ou divulgação de novos produtos, experiências e destinos, no mercado turístico.
Compreender a importância da organização de eventos em torno dos Patrimónios Alimentares para a promoção de produtos, marcas e destinos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Sistema Turístico, território e experiências
1.1. Sistema turístico: novas tendências
1.2 Território e turismo: regiões, paisagens e comunidades
1.3 A economia da experiência: turismo gastronómico e enoturismo
2. Benchmarking em turismo
2.1 Conceitos, objetivos e aplicabilidade
2.2 Formulação e implementação da estratégia de benchmarking
2.3 Análise de casos práticos de benchmarking em turismo
3. Organização e gestão de eventos gastronómicos e vínicos
3.1 Ciclo de vida de um evento: conceitos operativos associados
3.2 Patrimónios alimentares e eventos: tipologia, intervenientes e escalas
3.3 Perspetiva estratégica no planeamento de eventos turísticos: logística, serviços e gestão de recursos humanos
3.4 Património alimentar: sazonalidade, eventos e gestão de destinos
3.5 Aplicação prática “Planeamento de um evento de turismo gastronómico ou de enoturismo”.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de revisão teórica 30%, Trabalho aplicado/campo e apresentação 40%, relatório da visita de estudo ou de conferência de stakeholder convidado/a 30%: 100.0%

Bibliografia

Beeton, S. & Morrison, A. (2019). The study of food, tourism, hospitality and events: 21st-century approaches. Springer
Bellini, N., Clergeau, C., & Etcheverria, O. (2018). Gastronomy and local development: The quality of products, places and experiences. Routledge
Bladen, C., Wilde, N., Kennell, J., & Abson, E. (2020). Events management. Routledge.
Caetano, J., Portugal, J., & Portugal, M. (2018). Gestão de eventos. Escolar Editora
Cousins, J., Foskett, D., Graham, D., & Hollier, A. (2022). Food and beverage management for the hospitality, tourism and event industries. Goodfellow.
Hall, C. M., & Williams, A. M. (2008). Tourism and innovation. Routledge.
Ismagilova, G. et al. (2015). Using historical heritage as a factor in tourism development. Procedia, Social and Behavioral Sciences, 188, 157–162.
Morrison, A. M., Lehto, X. Y., & Day, J. G. (2018). The tourism system. Kendall Hunt.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2015). Criar propostas de valor. D. Quixote.