Estilos de Vida e Património Alimentar Português

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045567
Área Científica
Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia é diversificada e procura promover uma aprendizagem ativa e participada, usando-se o método expositivo e ativo (aprendizagem ativa) incluindo a exposição participativa, a reflexão, exercícios teórico-práticos e relatório síntese da visita de estudo.
Avaliação
Relatório síntese da Visita de Estudo – 20%
2 testes de avaliação de conhecimentos:
-1º teste 50%
-2º teste 30%.

Resultados de Aprendizagem

1.Distinguir os conceitos de comportamento de saúde, comportamento de risco, estilo de vida (estilo de vida saudável) e qualidade de vida.
2.Identificar as variáveis do estilo de vida, descrevendo o seu impacto na saúde.
3.Caracterizar diferentes tipos de dietas sustentáveis.
4. Identificar e caracterizar as diferentes ervas aromáticas e compreender a sua relação com a saúde.
5. Adquirir conhecimentos sobre o sal na nossa alimentação e sua relação com a saúde.
6. Conhecer a atividade tradicional de secagem do peixe.
7. Compreender a importância do sono para a saúde global.
8. Compreender a importância do bem-estar e sua relação com a saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Conceitos de comportamento de saúde, comportamento de risco, estilo de vida (estilo de vida saudável) e qualidade de vida
2.Determinantes dos estados de saúde e de doença(fatores intrínsecos e extrínsecos)
3.Estilos de Vida saudáveis versus prejudiciais e sua relação com a saúde:hábitos tabágicos, consumo de álcool, obesidade, atividade física e hábitos alimentares
4.Dieta Mediterrânea: sua história - da Antiguidade ao presente
5.Dietas Sustentáveis e Saúde
6.O sal como património alimentar português
a.O sal na história
b.O sal na conservação dos alimentos
c.O sal na saúde
d.Composição nutricional do sal português
7.A secagem do peixe. Enquadramento histórico
b.Processo de secagem e espécies utilizadas
c.O papel das mulheres
d.Formas de confeção
8.Ervas aromáticas e saúde
9.Visitas de estudo: Salinas de Rio Maior e Museu do Peixe Seco na Nazaré
10.Atividade física como promotor de estilos de vida de qualidade
11.Sono e Saúde
12.Bem-estar e estilos de vida saudáveis na população.

Docente(s) responsável(eis)

Carmen Isabel Leal Soares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório síntese da Visita de Estudo – 20% 2 testes de avaliação de conhecimentos: -1º teste 50% -2º teste 30% : 100.0%

Bibliografia

Aldaya MM, Ibañez FC, Domínguez-Lacueva P, Murillo-Arbizu MT, Rubio-Varas M, Soret B, Beriain MJ. Indicators and Recommendations for Assessing Sustainable Healthy Diets. Foods. 2021 May 2;10(5): 999.
Ferrão J. E M, Especiarias e Aromáticas – Do Campo à Cozinha, Publindústria, Edições Técnicas, Porto, 2017.
Pospisil, E. (2010). A dieta mediterrânica, uma alimentação saudável para viver mais e melhor (1ª ed.). Lisboa, Portugal: Plátano
Proença da Cunha A. Especiarias e Plantas Condimentares: origem, composição e utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian, 2016. Vaquinhas, M. (2005). Promoção da atividade meio escolar. In A.Cruz, L. Oliveira, Saúde, Desporto e Enfermagem (pp. 117-128). Coimbra, Portugal: Formasau. Vaquinhas, M., Simões, M., Carvalhas, A., Mendes, M.(2019). Promoção do consumo de hortofrutícolas em crianças: Programa 5 ao dia Coimbra. In A. S. Jimenez Hernandez, et al. (Eds), La convencion sobre los derechos del nino a debate 30 anos después (pp. 763-779).