Customer Journey & Omnichannel Distribution

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045544
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia a ser usada assenta em: i) exposição teórica dos principais temas; ii) Discussão e análise de estudos de caso; iii) partilha de experiências dos alunos; iv) elaboração de customer journey maps visando assim uma abordagem de saber fazer.

A avaliação será por isso baseada num sistema que avalie tanto os conhecimentos teóricos, assim como a discussão prática de exemplos reais visando criar um espírito crítico e analítico, e ainda a componente prática de saber fazer.

Resultados de Aprendizagem

• Avaliar a estratégia de distribuição / omnicanal

• Abordagens de resolução de problemas da estratégia de distribuição em diferentes setores de atividade quer a nível local quer a nível internacional

• Selecionar a estratégia mais ade

• Perceber e criar customer journey maps

• Perceber a persona dos clientes

• Perceber os objetivos dos clientes

• Mapear os pontos de contacto dos clientes

• Identificar os pontos de "dor" dos clientes

• Identificar e resolver os constrangimentos no customer journey

• Actualizar e melhorar os mapas

• Perceber e monitorar dados e KPI's importantes para a experiência do cliente.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Introdução a Distribuição moderna

2) Foco no cliente

2.1) Segmentação e Personas

2.2) Customer Journey (objetivos;elementos e Processo)

2.3) Aquisição e Retenção de clientes

2.4) Experiência Física e Experiência Digital

2.5) Tendência Figital

3) Mensuração: Dados, KPIs e Customer Jouney

4) Execução

4.1) Customer Journey KPi's e táticas

4.2) Implementação de um estrutura de distribuição Omnicanal.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Maria Palavra Garrido

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Managing Customer Experiences in an Omnichannel World: Melody of Online and Offline Environments in the Customer Journey. Taşkın Dirsehan. Emerald Publishing Limited, 26 Novembro 2020.