Aplicações em Microbiologia

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045522
Área Científica
Microbiologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em Microbiologia e Bioinformática. 

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão introduzidos em sessões teóricas de tipo expositivo, seguidas de sessões de interação alunos/docente que incluirão a exploração de casos de estudo, notícias e artigos científicos.  Os seminários temáticos (presenciais ou à distância) serão apresentados por convidados, incluindo investigadores e recursos humanos a desenvolver atividade nas diferentes áreas abordadas. Na componente teórico-prática, os alunos desenvolverão um trabalho de grupo que resultará na proposta de uma solução inovadora de base microbiológica.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina pretende fornecer aos alunos uma panorâmica abrangente sobre a aplicação de microrganismos e processos microbianos nas áreas alimentar, biotecnologia, agricultura e saúde. Pretende-se ainda que os alunos compreendam aplicações emergentes da microbiologia, em contextos de “uma só saúde“ e alterações globais. Finalmente, espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de propor novas ideias de base microbiológica com potencial aplicação nas áreas abordadas, percebendo e analisando os riscos associados a esta aplicação. Em termos gerais pretende-se que os alunos integrem conhecimentos prévios em microbiologia, formulem questões e desenvolvam estratégias de estudo e pesquisa, incrementando a sua autonomia e capacidade de trabalho em equipa.

Estágio(s)

Não

Programa

A - Introdução à Microbiologia Aplicada; Métodos avançados para prospeção de produtos de origem microbiana.

B - Fermentação industrial. Cinética de crescimento microbiano. Tipos de fermentadores e sistemas de fermentação. Ampliação de escala de processos fermentativos.

C - Microrganismos com aplicação industrial; Produção de biocombustíveis, biopolímeros e nanomateriais.

D - Papel dos microrganismos na produção de alimentos; Microrganismos e segurança alimentar; Probióticos e aditivos alimentares.

E - Microbioma das plantas; Microrganismos promotores de crescimento de plantas; Manipulação do microbioma do solo em agro-ecosistemas; Biopesticidas e biofertilizantes.

F - Antibióticos e outros fármacos de origem microbiana; Terapêuticas emergentes baseadas na manipulação do microbioma humano.

G - Produção de microrganismos geneticamente modificados, suas aplicações e riscos associados.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Sanjai Saxena (2015) Applied Microbiology. Springer, New Delhi ISBN 978-81-322-2259-0

Antonio Mendez-Vilas (2008) Modern Multidisciplinary Applied Microbiology: Exploiting Microbes and Their Interactions. Wiley‐VCH Verlag GmbH & Co. KGaA. ISBN: 3-527-31611-6

Artigos científicos na área da genómica microbiana que serão fornecidos para cada unidade temática/Scientific papers in the area of microbial genomics that will be provided for each tematic unit.