Bioempreendedorismo
1
2023-2024
02045481
Interdisciplinar
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Teórico - Serão utilizados meios audiovisuais incluindo a utilização do PowerPoint, visualização de vídeos e de outros conteúdos multimédia.
Prático - Ensino interativo através da discussão de estudos de caso e aplicação da teoria dada para, por exemplo, construir um eficiente "elevator pitch".
Apoio tutorial - Apoio individualizado durante o desenvolvimento do projeto de grupo / plano de negócios.
Seminários - Sessões providenciadas por empreendedores.
Resultados de Aprendizagem
O aluno será capaz de compreender os conceitos básicos envolvidos na criação de uma empresa.Com este saber, o estudante vai obter capacidades de análise de ideias para criar uma empresa, assim como da sua promoção/maturação.O aluno terá competências técnicas multidisciplinares, para relacionar conheciment de diversas áreas, tais como, gestão, marketing e informática;O aluno terá competências para aplicar todos os conceitos envolvidos na estruturação e elaboração de um Plano de Negócios de uma empresa
Deste modo, o aluno será capaz de
-Identificar obj comerciais para o sucesso da empresa
-Selecionar a contribuição do parceiro de negócios, seja no desenho, investigação, e/ou desenvolvimento, de forma a garantir os obj comerciais da empresa
-Extrair dados relevantes e aplicar técnicas de análise na solução de probl desconhecidos
-Desenvol um Plano de Negócios
-Identificar questões associadas ao empreendedorismo, sustentabilidade e meio ambiente
-Desenvol habilidades de trabalho em equipa
Estágio(s)
NãoPrograma
-Oportunidades e desafios no início de carreira de um Biólogo;
-Introdução ao bioempreendedorismo;
-Contexto do bioempreendedorismo nacional e internacional;
-Desenvolvimento da ideia de negócio;
-Fontes de financiamento para empresas;
-Propriedade Intelectual;
-Organização da equipa na empresa e análise de oportunidade de negócio e proposta de valor;
-Aspetos legais com a criação de empresas;
-Sustentabilidade e meio ambiente;
-Definição de Modelo de Negócios;
-Segmentação e definição do mercado-alvo;
-Importância e apresentação do "elevator pitch".
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Roberto Ferreira da Rocha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula): 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
https://ordembiologos.pt/empreendedorismo/
Carvalho, L., & Costa, T. 2015. Empreendedorismo uma visão global e integradora. Edições Sílabo.
Dentinho, T.P., Dominguinhos, P., Luísa Margarida Cagica Carvalho, L.M.C. & e Rui Nuno Baleiras, R.N. Empreendedorismo e desenvolvimento regional: Casos Práticos. Edições Sílabo.
Duarte, C., & Esperança, J.P. 2012. Empreendedorismo e planeamento financeiro. Edições Sílabo.
Gürel, E. & Tat, M. 2017) SWOT analysis: A theoretical review. Journal of International Social Research, 10(51), 994-1006.
Hiroshi, N.M. 2019. Elabore Seu Plano De Negócio E Faça A Diferença! (eBook) Editora Senac São Paulo
IAPMEI. 2016. Como Elaborar um Plano de Negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
IAPMEI. 2016. Como elaborar um plano de negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
IAPMEI. 2016. Guia prático do empreendedor2016. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
Leiber, T., Ste