Bioempreendedorismo

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045481
Área Científica
Interdisciplinar
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Teórico - Serão utilizados meios audiovisuais incluindo a utilização do PowerPoint, visualização de vídeos e de outros conteúdos multimédia.

Prático - Ensino interativo através da discussão de estudos de caso e aplicação da teoria dada para, por exemplo, construir um eficiente "elevator pitch".

Apoio tutorial - Apoio individualizado durante o desenvolvimento do projeto de grupo / plano de negócios.

Seminários - Sessões providenciadas por empreendedores.   

Resultados de Aprendizagem

O aluno será capaz de compreender os conceitos básicos envolvidos na criação de uma empresa.Com este saber, o estudante vai obter capacidades de análise de ideias para criar uma empresa, assim como da sua promoção/maturação.O aluno terá competências técnicas multidisciplinares, para relacionar conheciment de diversas áreas, tais como, gestão, marketing e informática;O aluno terá competências para aplicar todos os conceitos envolvidos na estruturação e elaboração de um Plano de Negócios de uma empresa

Deste modo, o aluno será capaz de

-Identificar obj comerciais para o sucesso da empresa

-Selecionar a contribuição do parceiro de negócios, seja no desenho, investigação, e/ou desenvolvimento, de forma a garantir os obj comerciais da empresa

-Extrair dados relevantes e aplicar técnicas de análise na solução de probl desconhecidos

-Desenvol um Plano de Negócios

-Identificar questões associadas ao empreendedorismo, sustentabilidade e meio ambiente

-Desenvol habilidades de trabalho em equipa

Estágio(s)

Não

Programa

-Oportunidades e desafios no início de carreira de um Biólogo;

-Introdução ao bioempreendedorismo;

-Contexto do bioempreendedorismo nacional e internacional;

-Desenvolvimento da ideia de negócio;

-Fontes de financiamento para empresas;

-Propriedade Intelectual;

-Organização da equipa na empresa e análise de oportunidade de negócio e proposta de valor;

-Aspetos legais com a criação de empresas;

-Sustentabilidade e meio ambiente;

-Definição de Modelo de Negócios;

-Segmentação e definição do mercado-alvo;

-Importância e apresentação do "elevator pitch".

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula): 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

https://ordembiologos.pt/empreendedorismo/

Carvalho, L., & Costa, T. 2015. Empreendedorismo uma visão global e integradora. Edições Sílabo.

Dentinho, T.P., Dominguinhos, P., Luísa Margarida Cagica Carvalho, L.M.C. & e Rui Nuno Baleiras, R.N.  Empreendedorismo e desenvolvimento regional: Casos Práticos. Edições Sílabo.

Duarte, C., & Esperança, J.P. 2012. Empreendedorismo e planeamento financeiro. Edições Sílabo.

Gürel, E. & Tat, M. 2017) SWOT analysis: A theoretical review. Journal of International Social Research, 10(51), 994-1006.

Hiroshi, N.M. 2019. Elabore Seu Plano De Negócio E Faça A Diferença! (eBook) Editora Senac São Paulo

IAPMEI. 2016. Como Elaborar um Plano de Negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

IAPMEI. 2016. Como elaborar um plano de negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

IAPMEI. 2016. Guia prático do empreendedor2016. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Leiber, T., Ste