Microbiologia Ambiental

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045425
Área Científica
Microbiologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em microbiologia e bioquímica são úteis, no entanto, as palestras introdutórias fazem uma revisão rápida dos princípios básicos de microbiologia e bioquímica, fornecendo uma base mínima para o restante do curso.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular decorrerão durante o semestre lectivo. Serão realizadas apresentações PowerPoint nas aulas teóricas fomentando a discussão dos diferentes temas. Nas aulas teórico-práticas serão discutidos casos-estudo. A apresentação de um dos trabalhos realizados constitui uma forma de integração e sistematização dos conhecimentos adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

Integrar conhecimentos básicos de microbiologia e bioquímica apresentando aos alunos a diversidade de populações microbianas e seus papéis importantes nos processos ambientais no ar, na água, nos solos e nos sedimentos. Discutir e compreender  atividades microbianas sustentam os ecossistemas naturais e contribuem para a qualidade ambiental. Discutir e compreender o papel dos microorganismos em processos de biorremediação de ambientes contaminados e em processos de tratamento de águas residuais. Discutir e compreender os microbiomas em ambientes geridos e artificiais e o seu impacto na saúde. Nas aulas TP serão discutidas as técnicas para caracterizar microrganismos e investigar processos microbianos. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Aspectos avançados da diversidade microbiana, ecologia e crescimento

2. Microorganismos como determinantes ambientais

3. Interações dentro e entre populações, interações com plantas e animais, estrutura e dinâmica de comunidades, fatores abióticos.

4. Microrganismos na mudança global

4.1.Microbiologia da água

Tratamento de águas residuais. Saúde pública e a qualidade da água.

4.2. Microbiomas de ambientes geridos e artificiais e o seu impacto na saúde.

Catabolismo de poluentes orgânicos. 

Microbiologia dos metais. A toxicidade relativa dos metais. A indispensabilidade dos metais. Mecanismos moleculares de toxicidade. Mecanismos de resistência. Microbiologia do cobre, mercúrio e arsénio. Mecanismos de toxicidade e de resistência.

4.3. Biorremediação e sustentabilidade

Grandes desastres ecológicos. Os microorganismos como agentes de despoluição. Microorganismos degradadores e seu potencial na recuperação do ambiente.

5. Aplicações de microbiologia ambiental.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

Manual of environmental microbiology. CJ Hurst, RL Crawford, JL Garland, DA Lipson - 2007 - NW Washington, DC 200362904

Environmental microbiology IL Pepper, CP Gerba, TJ Gentry, RM Maier - 2011. Elsevier