Fabricação Inteligente

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022104
Área Científica
Engenharia e Gestão Industrial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminários proferidos pelos docentes envolvidos no curso, a maioria deles com projetos na área da fabricação inteligente: design e simulação de sistemas avançados de produção; planeamento, controlo e simulação de fluxo de materiais; robótica colaborativa; ciência de dados aplicados à qualidade e digitalização de cadeias de abastecimento. Trabalho de laboratório para visualizar e experimentar soluções de fabricação inteligente, recorrendo aos meios disponíveis (robô colaborativo kuka, lerning factory e scale-lab factory 4.0). Análise e discussão de artigos e trabalhos de investigação em curso.

Resultados de Aprendizagem

A fabricação inteligente é uma abordagem ampla à fabricação integrada por computador, com altos níveis de adaptabilidade e alterações rápidas de design, assente em tecnologias de informação digital e baseada numa força de trabalho com elevada formação técnica e flexível. O principal objetivo desta unidade curricular consiste em desenvolver nos estudantes competências avançadas técnicas e de comunicação para avaliar, analisar, gerar e selecionar soluções para projetar ou melhorar sistemas avançados de produção.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à fabricação inteligente: Identificar tendências globais que trazem alterações significativas aos produtos e processos de fabrico; sistemas de produção reconfiguráveis; digital twins e produtos inteligentes: impacto sobre a gestão do fluxo de materiais; convergência entre competências em fabricação e ciência de dados na área da fabricação inteligente; impacto da robótica colaborativa nos sistemas de produção; controlo estatístico do processo e 6 sigma na era da digitalização; cadeia de abastecimento e digitalização.

Docente(s) responsável(eis)

Cristóvão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Groover, M (2019), Automation, Production systems, and Computer-Integrated Manufacturing, 5th Ed. Pearson.

Wolf. R and Lepratti, R. (2021), Smart Digital Manufacturing: A guide for digital transformation with real case studies across industries, Wiley-VCH;

Soroush, M., Baldea, M. and Edgar, T. (2020), Smart manufacturing: Concepts and methods, Elsevier

Artigos diversos propostos pelos docentes no âmbito dos seminários.