Investigação em Gestão das Operações

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022095
Área Científica
Engenharia e Gestão Industrial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Gestão de Operações. 

Métodos de Ensino

Realização de seminários e sessões de orientação tutorial sobre os conteúdos programáticos acima mencionados. Estas sessões serão, uma vez adquiridas as competências básicas, orientadas em função do trabalho específico a desenvolver por cada aluno, que se procurará seja de potencial interesse para a sua tese de doutoramento.

Elemento de avaliação: relatório detalhado descrevendo de forma crítica as principais abordagens teóricas e metodológicas habitualmente utilizadas sobre um tema que esteja alinhado com o interesse do estudante para a tese de doutoramento.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular explora temas relacionados com a Gestão das Operações, seja no contexto industrial ou dos serviços, de modo a contribuir para as discussões e debates nas fronteiras do conhecimento sobre alguns dos temas mais relevantes. Pretende-se que o aluno:

• Conheça e discuta os temas emergentes no contexto da Gestão de Operações.

• Seja capaz de identificar e discutir as lentes teóricas, usualmente utilizadas no contexto da investigação em Gestão das Operações;

• Seja capaz de identificar e discutir as abordagens metodológicas, usualmente utilizadas no contexto da investigação em Gestão das Operações.

Estágio(s)

Não

Programa

Temas emergentes no contexto da Gestão de Operações em particular nas áreas de 1) Operational Systems, 2) Sustainable Operations, 3) Supply Chain Management, e 4) Innovation and Project Management.

Principais lentes teóricas no contexto da Gestão de Operações (e.g., resource-based view, dynamic capabilities, institutional theory, transaction-cost theory, contingency theory).

Principais abordagens metodológicas no contexto da Gestão de Operações (e.g., survey, case study, action-research, ethnography).

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Domingues Fernandes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Hopp, W. J., & Spearman, M. L. (2011). Factory Physics. Waveland Press. Long Grove, IL

Karlsson, C. (Editor) (2016). Research Methods for Operations Management. Routledge; 2nd edition.

Muller, R.; Drouin, N., Sankaran, S. (2019). Organizational Project Management: Theory and Implementation (Elgar Introductions to Management and Organization Theory).

Lewis, M. (2020). Operations Management: A research overview. Taylor and Francis.

Outra bibliografia será definida nas sessões tutoriais de acordo com o temas a desenvolver.