Projeto de Tese I
1
2022-2023
03022078
Engenharia e Gestão Industrial
Português
Inglês
B-learning
Semestral
12.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os exigidos no acesso ao ciclo de estudos; Inglês (nível B1).
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, sob a forma de seminários, cobrindo os tópico do conteúdo programático da uc.
Orientação tutorial dos alunos durante a elaboração da revisão sistemática da literatura, redação do artigo e preparação da apresentação oral.
O resultado da uc terá em conta a qualidade do artigo e da apresentação oral desenvolvidos pelo estudante, sendo atribuído por um júri de 3 elementos.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências de comunicação no contexto de investigação científica, com foco nas competências de escrita e de apresentação oral. Pretende-se que o estudante seja capaz de:
1.Conhecer as principais metodologias associadas a uma revisão sistemática da literatura;
2.Demonstrar uma visão abrangente acerca do estado da arte e dos principais desafios de investigação numa sub-área científica de EGI, de preferência relacionada com o trabalho de investigação que o estudante pretende desenvolver ao longo da sua Tese.
3.Demonstrar capacidade de aprendizagem autónoma, de síntese e de competências de escrita, nomeadamente através da sua aplicação na elaboração de relatórios e artigos;
4.Demonstrar competências de comunicação oral, nomeadamente na apresentação dos resultados de uma revisão sistemática da literatura.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Revisão sistemática da literatura: conceito, objetivos e metodologias;
2. Redação de artigos científicos;
3.Preparação de apresentações orais.
Docente(s) responsável(eis)
Telmo Miguel Pires Pinto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
-A. Boland, M. Cherry, R. Dickson (eds.), "Doing a systematic review: A student's guide", Sage publications, 2017.
-J. Joireman, P. Van Lange, "How to publish high-quality research", American Psychological Association, 2015.
-A. Rego, Comunicação pessoal e organizacional (4ª edição), Sílabo, 2016.
-M. Saunders, P. Lewis, A. Thornhill, "Research Methods for Business Students", 8th Edition, Pearson, 2019.
-J. Creswell, J. Creswell, "Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches", Sage publications, 2017.