Projeto de Tese I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022078
Área Científica
Engenharia e Gestão Industrial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os exigidos no acesso ao ciclo de estudos; Inglês (nível B1).

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, sob a forma de seminários, cobrindo os tópico do conteúdo programático da uc.

Orientação tutorial dos alunos durante a elaboração da revisão sistemática da literatura, redação do artigo e preparação da apresentação oral.

O resultado da uc terá em conta a qualidade do artigo e da apresentação oral desenvolvidos pelo estudante, sendo atribuído por um júri de 3 elementos.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências de comunicação no contexto de investigação científica, com foco nas competências de escrita e de apresentação oral. Pretende-se que o estudante seja capaz de:

1.Conhecer as principais metodologias associadas a uma revisão sistemática da literatura;

2.Demonstrar uma visão abrangente acerca do estado da arte e dos principais desafios de investigação numa sub-área científica de EGI, de preferência relacionada com o trabalho de investigação que o estudante pretende desenvolver ao longo da sua Tese.

3.Demonstrar capacidade de aprendizagem autónoma, de síntese e de competências de escrita, nomeadamente através da sua aplicação na elaboração de relatórios e artigos;

4.Demonstrar competências de comunicação oral, nomeadamente na apresentação dos resultados de uma revisão sistemática da literatura.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Revisão sistemática da literatura: conceito, objetivos e metodologias;

2. Redação de artigos científicos;

3.Preparação de apresentações orais.

Docente(s) responsável(eis)

Telmo Miguel Pires Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

-A. Boland, M. Cherry, R. Dickson (eds.), "Doing a systematic review: A student's guide", Sage publications, 2017.

-J. Joireman, P. Van Lange, "How to publish high-quality research", American Psychological Association, 2015.

-A. Rego, Comunicação pessoal e organizacional (4ª edição), Sílabo, 2016.

-M. Saunders, P. Lewis, A. Thornhill, "Research Methods for Business Students", 8th Edition, Pearson, 2019.

-J. Creswell, J. Creswell, "Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches", Sage publications, 2017.