SEO - Search Engine Optimization

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045273
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interactivas de auto-avaliação numa plataforma de “blended learning”. Actividades nas aulas permitem transmitir conhecimento prático e favorecer trabalho de grupo.

Resultados de Aprendizagem

O comércio eletrónico transaccional está dependente da capacidade dos clientes acederem à plataforma eletrónica de forma simples, e possuírem uma experiência de compra integrada e adequada. O estudante deve reconhecer e saber aplicar os fundamentos e técnicas básicas de Search Engine Marketing e Search Engine Optimization, incluindo as suas implicações em termos de desenvolvimentos de plataforma, conteúdo e experiência de compra.

Estágio(s)

Não

Programa

Noções básicas de motores de busca

• Funcionamento de motores de busca

• Gestão de conteúdos

• Definição do alvo, palavras-chave e análise da concorrência

• Construção da marca

• Controlo e monitorização

Gestão da experiência do utilizador

• Concepção da plataforma

• Design para experiência do utilizador

• Optimização técnica.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Paulo Albuquerque Melo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

KENT, Peter ; SEO For Dummies, 7th Edition; For Dummies; 2019; ISBN:1119579570

LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2020. 16th ed. Upper Saddle River : Prentice Hall, 2020. [5th ed (2008): BP 339.3 LAU].