Ética e Responsabilidade Social nas Empresas
1
2022-2023
02045249
Gestão/Marketing
Português
Presencial
2.5
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos fundamentais e análise de casos reais.
Resultados de Aprendizagem
Reflexão sobre o comportamento humano, relações interpessoais e modelos ideais de organização social e económica da vida colectiva. Destina-se, mais especificamente, a introduzir os alunos ao debate sobre os limites éticos e os limites e requisitos de responsabilidades que vinculam as empresas à sociedade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cap. 1 - Ética Empresarial
1.1 - Comportamento no local de trabalho
1.2 - Moralidade e valores pessoais
1.3 - Valores empresariais
1.4. - Ética empresarial na prática
Capítulo 2- Responsabilidade Social das Empresas
2.1 - A importância da CSR
2.2 - Motivação empresarial para a CSR
2.3 - Envolvimento dos stakeholders
Cap. 3 - Sustentabilidade Empresarial
3.1 - O papel das empresas no desenvolvimento sustentável
3.2 - Economia circular
3.3 - A Economia Azul.
Docente(s) responsável(eis)
Carmina Simion Simescu Martinho Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Haski-Leventhal, D. Strategic Corporate Social Responsibility: Tools and Theories for Responsible Management, Sage Publications, 2018.
BOATRIGHT, John R. - Ethics and the conduct of business. 4th ed.. New Jersey : Prentice Hall, 2003.