Ética e Responsabilidade Social nas Empresas

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045249
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição dos conteúdos fundamentais e análise de casos reais. 

Resultados de Aprendizagem

Reflexão sobre o comportamento humano, relações interpessoais e modelos ideais de organização social e económica da vida colectiva. Destina-se, mais especificamente, a introduzir os alunos ao debate sobre os limites éticos e os limites e requisitos de responsabilidades que vinculam as empresas à sociedade.

Estágio(s)

Não

Programa

Cap. 1 - Ética Empresarial

1.1 - Comportamento no local de trabalho

1.2 - Moralidade e valores pessoais

1.3 - Valores empresariais

1.4. - Ética empresarial na prática

Capítulo 2- Responsabilidade Social das Empresas

2.1 - A importância da CSR

2.2 - Motivação empresarial para a CSR

2.3 - Envolvimento dos stakeholders

Cap. 3 - Sustentabilidade Empresarial

3.1 - O papel das empresas no desenvolvimento sustentável

3.2 - Economia circular

3.3 - A Economia Azul.

Docente(s) responsável(eis)

Carmina Simion Simescu Martinho Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Haski-Leventhal, D. Strategic Corporate Social Responsibility: Tools and Theories for Responsible Management, Sage Publications, 2018.

BOATRIGHT, John R. - Ethics and the conduct of business. 4th ed.. New Jersey : Prentice Hall, 2003.