E-Commerce

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045238
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interactivas de auto-avaliação numa plataforma de “blended learning”. Actividades nas aulas permitem transmitir conhecimento prático e favorecer trabalho de grupo.

Resultados de Aprendizagem

O comércio e negócio electrónico correspondem a componentes de dimensão significativa e crescente da actividade económica actual. Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio e negócio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio e negócio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área. Deve ainda conhecer na prática algumas ferramentas usadas na área, e ter conhecimento dos desafios e preocupações na implementação deste tipo de soluções.

Estágio(s)

Não

Programa

Trata-se de uma unidade curricular que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão, incluindo:

1. Introdução ao E-business e ao comércio electrónico;

1.1. Conceitos introdutórios;

1.2. Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico;

1.3. Infra-estrutura e fundamentos do E-business;

1.4. Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais

2. Estratégia.

2.1. Estratégia para o E-business;

2.2. Aplicações “viradas para o interior” (B2B);

2.3. Aplicações “viradas para o exterior” (B2C);

2.4. Aplicações entre clientes (C2C).

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Paulo Albuquerque Melo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2020. 16th ed. Upper Saddle River : Prentice Hall, 2020. [5th ed (2008): BP 339.3 LAU].