Digital Culture and Future Thinking

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02045227
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ao adotar a abordagem “aprendizagem por descoberta”, os alunos deparar-se-ão com novas tendências de marketing, sendo igualmente estimulados para a compreensão do seu manuseio e procura de novos exemplos no modo da sua aplicação.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso os alunos deverão ser capazes de demonstrar conhecimento e compreensão crítica sobre problemas futuros específicos decorrentes do marketing a partir de desenvolvimentos futuros no ambiente empresarial; conhecimento crítico e compreensão sobre posturas antecipadas e respostas adquiridas por marketers para enfrentar possíveis desafios; conhecimento e compreensão da aplicação do caso e de métodos de problemas analíticos na gestão do marketing.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Problemas Analíticos que compreendem o novo ambiente de marketing e o comportamento do consumidor. Exemplos:

Twinsumers, simplicidade voluntária, tweetonomics e retail interativo.

2. Problemas Analíticos que compreendem o diagnostico do marketing. Exemplos: Informação sobre tecnologia móvel, cybersegmentação, tecnologia como acessório e media de revisão de marca

3. Problemas analíticos que compreendem o Branding e o marketing comunicacional. Exemplos: Narrowcasting, brandcasting, fortificação do consumidor e realidade potenciada.

4. Problemas analíticos que compreendem a programação do marketing. Exemplos: Precário individualizado, store mediagration, next besting e venda democrática.

5. Problemas analíticos que compreendem um novo pensamento estratégico no marketing. Examplos: Business Ecosystems, marketing dashboards, atmosferas experienciais de atmosferas comerciais e adaptação perpétua.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Moutinho, Luiz; Chien, Charles S. (2008) Problems in Marketing – Key Concepts and Techniques, II Edition (London, England: SAGE).