Digital branding

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02045216
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O estilo de uma apresentação interativa é usado para explorar ideias-chave e conceitos, assim como o envolvimento ativo dos alunos para levá-los a compreender os diferentes aspetos associados aos exemplos/casos utilizados. Anúncios adequados são descarregados da internet para mostrar a aplicação dos quadros concetuais.

Resultados de Aprendizagem

O sucesso da gestão de uma marca não depende apenas da concentração das empresas nos clientes. Pelo contrário, depende de uma perspetiva mais equilibrada na qual os clientes e os empregados sejam considerados como stakeholders chave, sendo adotada uma aproximação mais estratégica. Existe uma maior probabilidade de sucesso se uma perspetiva integrada for adotada, de modo a que em cada contato com os clientes seja despoletada uma possibilidade coerente da promessa da marca. Adicionalmente, o advento do digital veio criar novos desafios ao branding. É vital considerar todos os elementos necessários à criação de uma marca e à sua implementação no mercado. O objetivo da disciplina é proporcionar os fundamentos do desenvolvimento de uma marca preparada para enfrentar os desafios do marketing digital em todas as suas componentes.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução do Branding Digital

Os valores da Marca

Elaboração da Missão e Visão

A importância do Público Alvo, da Diferenciação e do Posicionamento

Desenvolvimento da Brand Persona

Como definir a Voz e Tom correctos para a Marca

O desenvolvimento dos elementos da Marca num contexto digital: Logotipo, Iconografia, Palete de Cor, Tipografia e Elementos de Design

Criação do Brand Book

Estratégia de Marca.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

de Chernatony, Leslie (2010) From Brand Vision to Brand Evaluation. Oxford: Butterworth-Heinemann.

de Chernatony, Leslie; McDonald, Malcolm; Wallace, Elaine (2011) Creating Powerful Brands. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Daniel Rowles (2020). Digital Branding: A Complete Step-By-Step Guide To Strategy, Tactics, Tools And Measurement. editor: KOGAN PAGE LTD