Energética do Meio Ambiente

Ano
5
Ano lectivo
2018-2019
Código
02007238
Área Científica
Tecnologias do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica, Termodinâmica Aplicada, Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas têm um formato tradicional, sendo essencialmente conduzidas através da exposição da matéria com o apoio de apresentações em Powerpoint e outros meios multimedia, incluindo filmes.

As aulas teórico-práticas são dedicadas à análise e à resolução de problemas de aplicação dos conhecimentos teóricos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver no aluno potencialidades de aplicação prática relacionadas com o binómio energia e meio ambiente a partir de conceitos fundamentais desenvolvidos em UCs do 1º ciclo, alargando-se as perspectivas de aplicação. Considera-se a temática da energética solar, os problemas da poluição atmosférica em meio industrial e urbano e a sustentabilidade do desenvolvimento. Aborda-se também as tecnologias de aproveitamento de energia solar e os conceitos bioclimáticos aplicados a edifícios. Esta UC preocupa-se com a vertente atmosférica e com as interacções da radiação solar e do fenómeno vento com o ambiente construído, onde se inclui a protecção solar e aerodinâmica. Com esta UC adquirem-se capacidades para intervir em áreas aparentemente tão distantes como a utilização racional de energia em edifícios, o conforto ambiental e a planificação de espaços urbanos na perspectiva aerotérmica e a avaliação da qualidade do ar em meio urbano ou industrial.

Estágio(s)

Não

Programa

Energia e meio ambiente. Energias renováveis e recursos energéticos (biomassa, eólica, hídrica, solar...). Relações astronómicas Sol-Terra; caracterização da radiação solar; dados meteorológicos; aparelhos de medida; fracção de insolação; determinação dos valores da radiação solar incidente em superfícies horizontais e inclinadas (albedo do solo; componentes directa, difusa e reflectida). Aplicações: colectores solares térmicos, centrais térmicas solares, sistemas fotovoltaicos e arquitectura solar passiva. Considerações gerais sobre a Terra e os geofluidos: balanço energético e equações gerais do movimento; estabilidade da atmosfera; gradiente adiabático; dispersão atmosférica de poluentes; plumas verticais e inclinadas; altura efectiva; trajectória; modelo Gaussiano; concentrações no solo; influência da localização da fonte; interacção com edifícios; qualidade do ar: aspectos legislativos; modelos matemáticos de simulação.

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo Jorge Vieira Nunes Brites

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Iqbal.M., An Introduction to Solar Radiation, Academic Press, 1983

S. Eskinazi, Fluid Mechanics and Termodynamics of our Environment, Academic Press, 1975.

E. Plate, Engineering Meteorology, Elsevier, 1982.

K. Wark e C.F. Warner, Air Pollution, Its Origin and Control, Harper Collins, 1981.

D.A. Quintela, Apontamentos sobre Energética do Meio Ambiente, 1990

Boyle, G. (2004). “Renewable Energy –Power for a sustainable future”, second edition, Oxford University Press, UK.

Duffie, J. and Beckman, W. (1991). “Solar Engineering of Thermal Processes”.

Second Edition, John Wiley & Sons, Inc., New York.

Kaltschmitt M, Streicher W, Wiese A (2007). “Renewable Energy. Technology, and Environment”. Springer, NY.